- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Eleições argentinas: Sergio Massa reconhece derrota no pleito

© AP Photo / Nicolas Aguilera, Eraldo PeresJavier Milei, à esquerda, e o candidato presidencial derrotado Sergio Massa, à direita
Javier Milei, à esquerda, e o candidato presidencial derrotado Sergio Massa, à direita - Sputnik Brasil, 1920, 19.11.2023
Nos siga no
Com 86,59% das urnas apuradas, Sergio Massa obteve 44,04% dos votos, contra 55,95% de seu adversário, o ultraliberal Javier Milei.
O ministro da Economia da Argentina e candidato às eleições presidenciais do país, Sergio Massa (Unión por la Patria), reconheceu a derrota no pleito em discurso na noite deste domingo (19).
"Javier Milei é o presidente eleito pela maioria dos argentinos para os próximos quatro anos", disse Massa.
Ele acrescentou que já entrou em contato com seu adversário, o ultraliberal Javier Milei (La Libertad Avanza), para parabenizá-lo pela vitória.
"O mais importante que deve ser deixado aos argentinos é a mensagem de convivência, diálogo e paz diante de tanta violência e desqualificação, é o melhor caminho que podemos seguir", disse Massa.
Pedestre argentino passa por cartazes de campanha relacionados às eleições contra o candidato presidencial Javier Milei, com dizeres Pequenas e médias empresas sim. Motosserra não. O futuro é trabalho e produção, em Buenos Aires. Argentina, 19 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Panorama internacional
Massa e Milei encerram campanha antes da eleição mais acirrada da história na Argentina
Pesquisas divulgadas nas últimas semanas apontavam uma disputa apertada. De perfil conciliador, Massa assumiu o Ministério da Economia quando o presidente Alberto Fernández decidiu unificar as pastas de Economia, Desenvolvimento Produtivo e Agricultura, Pecuária e Pesca para centralizar as ações diante do agravamento da crise.
Já o agora presidente eleito Javier Milei é economista de formação e deputado desde 2021. Ele cresceu por meio das redes sociais, fora do radar da mídia e da rede territorial dos partidos tradicionais. Ele obteve grande apoio dos setores mais vulneráveis, tradicionalmente afins ao peronismo, mas também de eleitores de classe média e alta.
Uma das principais plataformas de governo de Milei é abandonar o peso argentino em favor do dólar norte-americano, além de fechar o banco central do país para interromper a inflação de três dígitos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала