- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Banco Central Europeu adverte que a economia mundial está se 'fragmentando em blocos concorrentes'

© Sputnik / Aleksei Vitvitsky / Acessar o banco de imagensEconomia (imagem de referência)
Economia (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2023
Nos siga no
As tensões geopolíticas estão "desglobalizando" cada vez mais a economia mundial, enfatizou a chefe do Banco Central Europeu, destacando os efeitos iminentes dos desastres climáticos e o declínio da população em idade ativa.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, alertou em um discurso em Frankfurt na sexta-feira (17) sobre a crescente polarização na economia global.
"Há sinais crescentes de que a economia global está se fragmentando em blocos concorrentes", disse Lagarde em uma sessão do Congresso Europeu de Bancos.
A economista francesa alertou para os três grandes desafios da "desglobalização, demografia e descarbonização" a serem enfrentados pela economia do continente nos próximos anos.
"À medida que surgirem novas barreiras comerciais, precisaremos reavaliar as cadeias de suprimentos e investir em novas mais seguras, mais eficientes e mais próximas de casa", acrescentou Lagarde. "À medida que nossas sociedades envelhecem, precisaremos implantar novas tecnologias para que possamos produzir mais com menos trabalhadores."
Zona do euro - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Panorama internacional
Economia europeia 'está doente' em meio à escalada no Oriente Médio e ao conflito ucraniano, diz UE
A evolução demográfica é um grande desafio para a Europa, onde as taxas de natalidade têm vindo a diminuir há vários anos. A dinâmica resultará em uma redução do tamanho da população em idade ativa já em 2025, segundo analistas.
Recentemente, o Fundo Monetário Internacional (FMI) disse em um relatório que a economia russa se recuperou de forma constante mesmo depois de os governos ocidentais terem imposto sanções abrangentes, enquanto a estabilidade financeira da Europa pode ser minada pela inflação.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала