- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente do Parlamento Europeu afirma que economia da UE é incapaz de sobreviver a nova expansão

© AP Photo / Jean-François BadiasBandeira da União Europeia (à esquerda) hasteada no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, em 18 de abril de 2023
Bandeira da União Europeia (à esquerda) hasteada no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, em 18 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Nos siga no
O atual modelo econômico europeu não sobreviveria a um novo alargamento da União Europeia (UE), embora seja necessário discutir possíveis formas de integração com os candidatos ao bloco, disse a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, nesta terça-feira (26).

"É claro que o modelo econômico que temos hoje não sobreviveria com 32 ou 33 [Estados-membros]. Mas é agora que precisamos ter essa conversa. Já começamos no parlamento", disse Metsola ao The Guardian.

Metsola acrescentou que benefícios específicos da adesão, como a suspensão de uma série de barreiras comerciais ou o acesso ao roaming gratuito de celulares e smartphones na UE, podem ser partilhados com futuros candidatos antes da sua adesão oficial.
A UE deve estar preparada para os esforços da Ucrânia para aderir ao bloco — e "nada está fora de questão" — incluindo dar à Ucrânia acesso aos mercados internos europeus antes de aderir à UE, disse a presidente.
Os líderes europeus concederam o status de candidato à Moldávia e à Ucrânia em uma cúpula em Bruxelas, no dia 23 de junho de 2022. As negociações sobre a adesão delas ao bloco devem começar assim que os dois países cumprirem uma série de condições estabelecidas no parecer da Comissão Europeia sobre o seu pedido de adesão ao bloco europeu, incluindo certas reformas políticas.

Alcançar o status de candidato é apenas o início de um longo caminho para aderir ao bloco. A Turquia é um país candidato desde 1999, a Macedônia do Norte desde 2005, Montenegro desde 2010 e a Sérvia desde 2012. O país mais recente a aderir à UE é a Croácia, que o fez em 2013, dez anos depois de ter apresentado um pedido de adesão.

Charles Michel durante sessão no Parlamento Europeu. Estrasburgo, França, 18 de janeiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.08.2023
Panorama internacional
Após ampliação do BRICS, UE deve estar pronta para aceitar novos membros até 2030, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала