- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialistas: sonares de submarinos russos superam alcance dos complexos dos EUA em 100 km

© SputnikSubmarino classe Borei-Projeto 955 (Rússia)
Submarino classe Borei-Projeto 955 (Rússia) - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2023
Nos siga no
O complexo hidroacústico avançado dos submarinos da classe Borei permite que eles consigam rastrear eficazmente armas inimigas subaquáticas, sendo também capazes de medir com precisão a espessura do gelo e detectar zonas de água aberta.
Os submarinos nucleares estratégicos russos da classe Borei estão equipados com sistemas de sonar muito mais sensíveis do que os instalados em navios rivais dos EUA, escrevem os especialistas militares russos Vitaly Bychkov e Vladimir Semiletov em um artigo publicado pela revista Arsenal Otechestva (Arsenal da Pátria).
Eles elogiaram o complexo hidroacústico e o denominaram como "um dos meios inovadores de superioridade" dos submarinos da classe Borei.
De acordo com os especialistas, as estações de sonar dos submarinos permitem que as tripulações detectem navios inimigos a uma distância 1,5 vez maior do que os sistemas similares dos submarinos nucleares de quarta geração da classe Virginia e submarinos portadores de mísseis balísticos da classe Ohio dos EUA, aqueles que o Comando Central dos EUA enviou ao Oriente Médio em "uma mensagem de dissuasão" em meio à escalada do conflito palestino-israelense.
O editor-chefe da revista russa, Viktor Murakhovsky, anteriormente havia dito à Sputnik que os sistemas de sonar dos submarinos da classe Borei superam os dos submarinos nucleares dos EUA em cerca de 100 quilômetros em termos de alcance de detecção.
Ele explicou que estes navios russos estão equipados com o sistema de sonar Irtysh-Amfora-B-055, que pode rastrear simultaneamente pelo menos 30 alvos subaquáticos. O complexo é composto por uma antena hidroacústica principal Amfora com processamento de sinal digital, bem como antenas laterais e rebocadas de grande área.
Lançamento de míssil balístico Bulava a partir do submarino nuclear russo Yuri Dolgoruky, no mar Branco, em direção ao polígono de Kura (península de Kamchatka) - Sputnik Brasil, 1920, 05.11.2023
Rússia testa míssil balístico submarino capaz de superar todos os sistemas de defesa (VÍDEO)
Além de rastrear submarinos, torpedos, minas e outras armas inimigas subaquáticas, o sistema é capaz de medir a espessura do gelo no Ártico, bem como identificar aberturas não congeladas no mar, o que ajuda o submarino a vir à superfície ou lançar mísseis balísticos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала