- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Declaração final da cúpula da APEC leva em conta posição de Moscou, diz delegação russa

© AP Photo / Godofredo A. VásquezAutoridades de diversos países se reúnem na cúpula da Coordenação Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês). Estados Unidos, 16 de novembro de 2023
Autoridades de diversos países se reúnem na cúpula da Coordenação Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês). Estados Unidos, 16 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.11.2023
Nos siga no
A declaração final da cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês), divulgada nesta sexta-feira (16), no encerramento do encontro, foi adotada por consenso e leva plenamente em conta a posição da Rússia, afirmou o vice-primeiro-ministro russo, Aleksei Overchuk.
Overchuk liderou a delegação russa no evento realizado na cidade americana de São Francisco, na Califórnia, que começou ontem (15). Segundo ele, a versão final do documento "centra-se nos problemas climáticos, na transformação digital e nos direitos das mulheres, e permite avançar no quadro da presidência peruana".
Ele acrescentou que muitos discursos mencionaram a necessidade de um trabalho mais eficiente da Organização Mundial do Comércio (OMC), com foco na transformação digital.

"Os principais tópicos que foram discutidos diziam respeito ao desenvolvimento do sistema de comércio internacional, em particular, muitos notaram a necessidade de regras comerciais internacionais previsíveis que fossem convenientes e facilitassem a vida dos operadores econômicos", declarou.

Segundo o vice-premiê russo, a inteligência artificial foi outro tema de destaque do fórum, que, segundo ele, cria condições para melhorar a produtividade do trabalho, mas, por outro lado, sua utilização também tem consequências sociais.

"Foi dada especial atenção aos problemas da inteligência artificial, ao desenvolvimento e à regulamentação da inteligência artificial", comentou Overchuk. "Por isso, foi debatida a necessidade de apoiar grupos vulneráveis ​​da população neste sentido".

Embaixada russa no Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2022
Panorama internacional
Cúpula da APEC confirmou forte posição da Rússia na região Ásia-Pacífico, diz diplomata russo
Pela manhã, os EUA transferiram a presidência pro tempore da APEC para o Peru.
A APEC é um fórum de cooperação que compreende 21 economias da região Ásia-Pacífico. Funciona com base em compromissos não vinculativos, com o objetivo de promover a parceria, o crescimento, a facilitação e a liberalização do comércio e do investimento na região Ásia-Pacífico.
Criado em 1989, é um mecanismo de diálogo intergovernamental que não tem o status de uma organização internacional. Os membros da APEC representam cerca de 62% do PIB global, 48% do volume do comércio internacional e cerca de 40% da população mundial.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала