- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Rússia vê riscos de cúpula entre Ásia e Pacífico terminar sem resultados selados

© AP Photo / Godofredo A. VásquezAutoridades de diversos países se reúnem na cúpula da Coordenação Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês). Estados Unidos, 16 de novembro de 2023
Autoridades de diversos países se reúnem na cúpula da Coordenação Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês). Estados Unidos, 16 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Nos siga no
Em andamento desde a última quarta-feira (15) em São Francisco, nos Estados Unidos, a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC, na sigla em inglês) pode terminar sem nenhum resultado acordado. É o que revelou o embaixador especial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Marat Berdyev.
Conforme o representante russo no evento, os riscos são bastante altos.

"As tentativas de abuso de poder do presidente, manipulação de aspectos procedimentais e a imposição de abordagens improvisadas para com os outros, e muitas vezes exóticas, continuam. Isso já levou ao fato de que todos os eventos ao longo do ano terminaram sem resultados acordados. Há sérios riscos de que esse cenário se repita na cúpula", disse.

A presidência do grupo atualmente é exercida pelos Estados Unidos que, para Marat Berdyev, não estava preparada para conduzir uma diplomacia civilizada numa base de igualdade.
Na avaliação do embaixador especial, foi um período "extremamente difícil".
"Naturalmente, penso que é um segredo aberto que o atual período de presidência, que se aproxima do fim, tem sido extremamente difícil. Os americanos, previsivelmente, e isso já se tornou a sua marca registrada, não estavam preparados para uma diplomacia civilizada, ou seja, uma conversa em termos de igualdade, à procura de um denominador comum", disse Berdyev.
Apesar disso, o representante russo afirmou que o país vai insistir para que a cúpula promova cooperação e diálogo construtivos. "O fórum sempre foi visto como uma fábrica de ideias e, por assim dizer, um escritório de projetos. Continuaremos a insistir para que a APEC siga rigorosamente o seu mandato e adira ao curso de cooperação e diálogo construtivos", afirmou. A cúpula da APEC acontece até a sexta-feira (17).
Conheça os membros da APEC, países que representam mais de 60% do PIB global - Sputnik Brasil, 1920, 14.11.2023
Multimídia
Conheça os membros da APEC que representam mais de 60% do PIB global

Encontro de Biden e Xi Jinping

Em meio a uma escalada na concorrência entre os Estados Unidos e a China, o presidente chinês, Xi Jinping, afirmou que há oportunidades de cooperação entre ambos os lados, enquanto entregou limites para Washington.
"Para dois grandes países como a China e os Estados Unidos, virar as costas um ao outro não é uma opção. Não é realista para um lado remodelar o outro, e o conflito e o confronto têm consequências insuportáveis para ambos os lados", disse Xi a Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, no início da reunião bilateral.
A reunião histórica, que teve duração aproximada de duas horas e meia, se deu à margem do encontro da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico.
A fala de Xi vem como uma forma de alertar a Biden sobre a contínua imposição de sanções à Pequim e ao aumento da presença militar dos Estados Unidos no Pacífico, que busca minar o desenvolvimento tecnológico chinês e dissuadir eventuais manobras chinesas próximas a Taiwan.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала