- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pequim: EUA usam seus problemas com o fentanil como pretexto para sancionar a China

© AP Photo / Jacquelyn MartinDoses mortais de heroína, fentanil e carfentanil
Doses mortais de heroína, fentanil e carfentanil - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2023
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da China respondeu às ações dos EUA relacionadas ao uso do fentanil no país, que avaliou como arbitrárias, unilaterais e completamente ilegais.
Culpar a China pelos problemas do fentanil nos EUA não resolverá o problema, Washington deve cooperar com Pequim na luta contra as drogas, disse no sábado (24) o Ministério das Relações Exteriores chinês.
A justiça dos EUA anunciou na sexta-feira (23) que quatro empresas chinesas e oito executivos foram acusados de supostamente traficarem substâncias usadas para produzir fentanil, um opióide que causa milhares de mortes todos os anos no país norte-americano. O Departamento de Justiça dos EUA também informou sobre a detenção de dois cidadãos chineses.
Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, dá briefing na sede do ministério em Pequim, China, 13 de fevereiro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.04.2023
Panorama internacional
China responde a sanções dos EUA contra suposto tráfico de fentanil por empresas chinesas
O Ministério das Relações Exteriores da China condenou as medidas adotadas pelo sistema judiciário dos EUA.
"Essa é uma típica detenção arbitrária e uma sanção unilateral, que é completamente ilegal. Ela prejudica seriamente os direitos humanos básicos dos cidadãos chineses e os interesses das empresas chinesas em questão", diz a declaração, lembrando que a China foi o primeiro país do mundo a colocar todos os tipos de substâncias relacionadas ao fentanil sob controle, para impedir a fabricação ilícita, o tráfico e o abuso do opióide.
"Em vez de agradecerem a Pequim por essa contribuição, os EUA impuseram sanções ilegais contra as instituições antidroga chinesas e depois difamaram abertamente os esforços antidroga da China", criticou a chancelaria do país asiático.
As "táticas de pressão, coerção" e "operações ilegais" dos EUA "não beneficiam ninguém", alertou o porta-voz, pedindo que o país pare de usar os problemas relacionados ao fentanil como pretexto para sancionar ou acusar empresas e cidadãos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала