- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Defesa de brasileiro repatriado de Gaza vai processar mais de 200 por ameaças e ataques xenofóbicos

© Foto / Reprodução / Redes sociaisHasan Rabee, de 30 anos, palestino naturalizado brasileiro e um dos 34 repatriados. Faixa de Gaza, 17 de outubro de 2023
Hasan Rabee, de 30 anos, palestino naturalizado brasileiro e um dos 34 repatriados. Faixa de Gaza, 17 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Nos siga no
A advogada de Hasan Rabee, um dos 34 brasileiros repatriados da Faixa de Gaza, afirmou, segundo a mídia, que vai processar todos que atacaram e ameaçaram o homem em suas redes sociais.
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que acusou Hasan publicamente de compartilhar mensagens "pró-terrorismo", também deverá ser acionada na Justiça. De acordo com a Folha de S.Paulo, desde a chegada de Hasan ao Brasil, na segunda-feira (13), ele teria recebido mais de 200 mensagens de cunho xenofóbico e racista, além de ameaças de morte.
Ainda segundo o jornal, a advogada Talitha Camargo da Fonseca, defensora de Hasan, formalizou nesta quinta-feira (16) um pedido ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania para que o brasileiro e sua família sejam incluídos no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH). A advogada também vai solicitar ao Ministério da Justiça e Segurança Pública a concessão de escolta policial para as vítimas.
Hasan foi atacado de diversas formas, como mostra a mídia: "Vagabundo safado, te dou um pau se eu te encontrar na rua" foi escrito em uma das mensagens enviadas. Os textos foram compartilhados com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Agressões com conteúdos islamofóbicos, que chamam o brasileiro de "terrorista", também foram encaminhadas ao ministério. Outras postagens e recados nas redes atacaram o homem por ter posado em uma foto ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Palestinos tentam fugir de hospital atacado pelo Exército de Israel. Cidade de Gaza, 16 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Panorama internacional
EUA defendem ataque das FDI a hospital e dizem que Hamas planeja 'massacrar israelenses' novamente
Conforme a advogada disse ao jornal, outros brasileiros que estavam em Gaza e voltaram para o Brasil também vêm sofrendo retaliações nas redes sociais. Para ela, Hasan seria o alvo principal por ter sido um dos mais ativos ao mostrar em suas redes sociais, por meio de vídeos e entrevistas, a violência no enclave no Oriente Médio.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала