- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA defendem ataque das FDI a hospital e dizem que Hamas planeja 'massacrar israelenses' novamente

© AP Photo / Abed KhaledPalestinos tentam fugir de hospital atacado pelo Exército de Israel. Cidade de Gaza, 16 de outubro de 2023
Palestinos tentam fugir de hospital atacado pelo Exército de Israel. Cidade de Gaza, 16 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Nos siga no
Segundo o mandatário norte-americano, a operação de Israel na Faixa de Gaza terminará quando o "Hamas não for mais capaz de assassinar israelenses". FDI anunciam tomada de controle do porto de Gaza.
O ataque militar israelense ao hospital Al-Shifa de Gaza, na terça-feira (14), ganhou apoio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o qual disse ontem (15) que a utilização das instalações pelo grupo palestino constituía um "crime de guerra".
Biden afirmou que foi comprovado que o Hamas tem quartel-general e armas abaixo do hospital – e possivelmente outros hospitais – acrescentando que Tel Aviv estava assumindo riscos ao operar em torno do centro médico, mas "uma coisa foi estabelecida: o Hamas tem sede, armas, material abaixo deste hospital e, suspeito, de outros", declarou o presidente citado pelo jornal The Times of Israel.
Ao mesmo tempo, o líder norte-americano disse, em entrevista a repórteres após seu encontro com o líder chinês Xi Jinping, que o Hamas planeja um novo ataque aos israelenses.
"Eles planejam fazer a mesma coisa novamente […] como fizeram no dia 7 […] eles querem massacrar israelenses. Eles querem fazer isso de novo e disseram isso em voz alta. Eles nem estão brincando sobre isso, eles não estão recuando. E então, eu apenas fiz a pergunta retórica: 'Eu me pergunto o que faríamos se fosse esse o caso?'", indagou Biden citado pela mídia.
O Hamas responsabilizou Biden e Tel Aviv como responsáveis pelo ataque ao centro médico: "Consideramos a ocupação [Israel] e o presidente Biden totalmente responsáveis pelo ataque ao complexo médico Al-Shifa", afirmou o grupo conforme noticiado.
No sábado (11) antes do ataque, a unidade hospitalar sofreu queda total de energia, depois que o último gerador em funcionamento foi destruído por intenso bombardeio. Dezenas de pacientes morreram no local, incluindo bebês prematuros.
De acordo com as autoridades palestinas, o Al-Shifa abrigava mais de 20 mil pessoas, incluindo deslocados, equipe médica e feridos, antes da operação.
Palestinos durante distribuição de comida por agências internacionais que seguem no território em meio ao conflito com Israel. Faixa de Gaza, 8 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Panorama internacional
ONU apresenta plano para interromper 'carnificina em Gaza antes que seja tarde demais'
Nesta quinta-feira (16), o governo israelense comunicou que as Forças de Defesa de Israel (FDI) passaram a controlar o porto da Faixa de Gaza, após as FDI terem matado dez militantes, limparem os edifícios circundantes e desmantelarem dez poços de túneis.
As FDI disseram também ter destruído outras infraestruturas militares no pequeno porto e acusaram o Hamas de usar o local para treinos e ataques a Israel, relata NBC News.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала