- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel deixa Brasil de fora em reunião na ONU e diz que motivo foi 'erro' em envio de convite

© AFP 2023 / Pierre AlbouyO Ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen (C), e o Ministro da Saúde de Israel, Uriel Buso (3º), sentam-se ao lado de parentes de reféns em Gaza, durante uma conferência de imprensa no Escritório Europeu das Nações Unidas em Genebra, em 14 de novembro de 2023. Milhares de civis, tanto palestinos como israelenses, morreram desde 7 de outubro de 2023
O Ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen (C), e o Ministro da Saúde de Israel, Uriel Buso (3º), sentam-se ao lado de parentes de reféns em Gaza, durante uma conferência de imprensa no Escritório Europeu das Nações Unidas em Genebra, em 14 de novembro de 2023. Milhares de civis, tanto palestinos como israelenses, morreram desde 7 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Nos siga no
Na terça-feira (14), o governo israelense promoveu um encontro na sede das Nações Unidas em Genebra com parentes de reféns levados pelo Hamas após o ataque de 7 de outubro, mas não convidou o Brasil.
O objetivo da reunião era o de informar aos demais governos sobre a situação dos reféns e tentar sensibilizar a comunidade internacional sobre a necessidade da guerra contra o grupo palestino, relata o portal UOL.
Embaixadores de Argentina, França e vários outros países entraram na sala onde a reunião ocorreria. No entanto, a delegação brasileira não estava presente.
À mídia, a diplomacia brasileira admitiu que não foi convidada. Já a missão de Israel na ONU também confirmou que não houve o convite, mas explicou que havia sido apenas um "erro" no envio da mensagem aos delegados do Itamaraty.
O clima entre o governo israelense e o brasileiro não é o mais harmonioso desde o começo da guerra na Faixa de Gaza e, de fato, foi escalando conforme o conflito também aumenta.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante o lançamento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, no Palácio do Planalto. Brasília (DF), 26 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.10.2023
Notícias do Brasil
Lula conversa em videoconferência com famílias de vítimas em Israel
Na presidência do Conselho de Segurança da ONU, o Brasil tentou aprovar uma resolução que pedia o cessar-fogo imediato, algo visto com muito desagrado por Israel, que justifica sua intensa investida militar como autodefesa.
Em seguida, o governo brasileiro demonstrou irritação diante da ausência dos nomes de seus cidadãos nas listas feitas por Tel Aviv para permitir a saída de estrangeiros de Gaza.
No Brasil, o encontro entre o embaixador israelense, Daniel Zonshine, e o ex-presidente, Jair Bolsonaro, em Brasília, foi visto como um erro grave pelo Itamaraty.
Manifestação na praia de Copacabana em memória das vítimas mortas pelo Hamas após ataque a Israel. Rio de Janeiro (RJ), 7 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2023
Notícias do Brasil
Encontro de embaixador com Bolsonaro e atritos por conta de Gaza: Brasil pode romper com Israel?
Na mesma semana, o Ministério da Justiça teve de emitir uma nota para esclarecer que investigações sobre eventuais suspeitos de terrorismo eram uma competência soberana do Brasil, após Israel afirmar que tinha ajudado o Brasil a desvendar um possível caso de planejamento de ataque terrorista e que havia espaço para essas ações no país, uma vez que grupos como o Hezbollah "tem ajuda do Brasil", conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала