- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Embaixador: 'Incertezas e dúvidas marcaram negociações para tirar grupo de Gaza'

© Foto / Pedro França / Agência SenadoPaulino Franco de Carvalho Neto, o embaixador brasileiro no Egito
Paulino Franco de Carvalho Neto, o embaixador brasileiro no Egito - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2023
Nos siga no
As negociações visando à retirada dos brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza demandaram esforços significativos por parte da diplomacia brasileira, segundo detalhou, nesta segunda-feira (13), o embaixador brasileiro no Egito, Paulino Franco de Carvalho Neto.
Segundo o chanceler, as negociações mobilizaram muitos setores da diplomacia.

"Foi longo e demorado. Houve muitas incertezas e dúvidas, avanços e recuos. Nós não controlávamos as variáveis como o agravamento do conflito, os bombardeios em Gaza, as preocupações de segurança de todos os países envolvidos, seja Israel, seja o Egito. Então tudo foi muito lento, impreciso e, ao mesmo tempo, requereu um grande esforço da diplomacia e do governo brasileiro", detalhou o representante brasileiro.

Os detalhes foram expostos durante entrevista à TV Brasil. Na explicação, o diplomata descreveu que o empenho das autoridades brasileiras para repatriar o grupo de 32 pessoas da zona de conflito foi caracterizado por momentos de incerteza.
Grupo de repatriados reunido em frente ao avião presidencial da FAB no Aeroporto Internacional do Cairo, momentos antes da partida para o Brasil. Egito, 13 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2023
Notícias do Brasil
Avião com brasileiros repatriados decola do Egito rumo ao Brasil
O embaixador ainda reforçou que foi necessária a intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do corpo diplomático tanto no Egito como em Tel Aviv, em Israel, em Ramala, na Cisjordânia, além de Nova York, nos Estados Unidos, onde fica o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (CSNU).

"O resultado foi muito positivo. Não foi um processo simples, isso está evidente para todos nós. Demorou não só para o Brasil, mas para outros países também. Alguns países nem conseguiram ainda tirar os nacionais da Faixa de Gaza", pontuou durante entrevista.

Forças de Defesa de Israel (FDI) durante operação na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 13.11.2023
Panorama internacional
'Hamas perdeu o controle de Gaza', diz ministro da Defesa de Israel
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала