- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasileiros que estavam na Faixa de Gaza desembarcam no Brasil nesta segunda

© Divulgação/Ministério das Relações ExterioresA maior parte do grupo de brasileiros que retorna da Faixa de Gaza é composto por crianças. Egito, 12 de novembro de 2023
A maior parte do grupo de brasileiros que retorna da Faixa de Gaza é composto por crianças. Egito, 12 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2023
Nos siga no
O grupo de brasileiros que deixou a Faixa de Gaza após semanas de negociações com Israel finalmente desembarca no Brasil na segunda-feira (13). Conforme informou o governo federal, já foi preparada uma operação de acolhimento com atendimento médico e psicológico, além da regularização de documentos.
Depois de cruzar a fronteira pelo portal de controle de Rafah neste domingo (12), o grupo foi levado de ônibus para Cairo, capital do Egito, onde devem partir em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino a Brasília.
A expectativa é que a aeronave chegue à capital federal por volta das 23h30, após três paradas técnicas: em Roma, na Itália; em Las Palmas, na Espanha; e na Base Aérea do Recife, já no Brasil. Na sequência, o grupo, que conta com 32 pessoas (22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três familiares próximos), ficará em um alojamento da FAB antes de se deslocarem para outras cidades do país.
Entre os repatriados, há 17 crianças, nove mulheres e seis homens. Os cuidados médicos e psicológicos ficarão a cargo da Força Nacional e do Sistema Único de Saúde (SUS).
"A oferta no momento da recepção envolve cuidados psicológicos e clínicos, incluindo urgências e emergências que possam surgir. A equipe será formada por cinco profissionais da saúde: um médico, um enfermeiro e três psicólogos. Além disso, será disponibilizada uma ambulância do Samu, tipo UTI móvel, com médico e enfermeiro, se houver necessidade de atendimento especializado em unidade da rede de saúde", informou a pasta em nota divulgada pela Agência Brasil.
Grupo do Brasil em Gaza passa por controle migratório e se dirige para o Egito - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2023
Notícias do Brasil
Grupo de 32 brasileiros atravessa Rafah e já está no Egito; 2 pessoas da lista decidem ficar em Gaza

Quase 1,5 mil brasileiros repatriados

Desde o início do conflito entre Hamas e Israel, na Faixa de Gaza, o governo federal realiza a Operação Voltando em Paz.
O retorno do atual grupo será o décimo da missão, em uma aeronave cedida pela Presidência da República que realiza o trabalho há quase um mês no Egito. Os demais partiram de Tel Aviv, em Israel, e de Amã, na Jordânia, com brasileiros que estavam na Cisjordânia.
Ao todo, 1.477 passageiros foram repatriados, sendo 1.462 brasileiros, 11 palestinos, três bolivianas e uma jordaniana. Além desse grupo, a operação ainda trouxe 53 animais domésticos para o Brasil.
Palestinos tentam fugir de hospital atacado pelo Exército de Israel. Cidade de Gaza, 16 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.11.2023
Panorama internacional
ONU denuncia a morte de mais de 100 funcionários durante conflito em Gaza

Momentos de tensão

Desde o início da abertura da fronteira entre Gaza e o Egito para a saída de brasileiros, havia expectativa com a lista de pessoas autorizadas por Israel. Após várias conversas entre as diplomacias brasileira e israelense, foi prometido que o grupo de brasileiros deixasse o território na última quarta (8), o que não foi cumprido. Na sexta (10), a fronteira foi fechada por conta dos bombardeios israelenses e liberada só neste domingo.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que viu com “muita satisfação” o retorno dos brasileiros, mas lembrou da gravidade do conflito, que já deixou mais de 11 mil pessoas mortas.

"É uma região em guerra, as circunstâncias são complexas e difíceis. Havia acordos na região que estabeleciam que primeiro, diariamente, antes da abertura da passagem para civis, que haveria necessidade de sair ambulâncias com os feridos. Nos dias em que não foi possível saírem as ambulâncias, não houve travessia de ninguém no ponto de partida [Portal de Rafah]", enfatizou Vieira, destacando que o grupo de brasileiros saiu no oitavo ou décimo dia de passagem de civis, "dentro do que foi negociado com os lados envolvidos".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала