- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Venezuela continua 'diálogo secreto' com os EUA liderado pelo presidente do parlamento, diz Maduro

© AFP 2023 / Sergio LimaO presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ouve o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, falando durante uma reunião com outros líderes sul-americanos no palácio do Itamaraty, em Brasília, em 30 de maio de 2023
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ouve o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, falando durante uma reunião com outros líderes sul-americanos no palácio do Itamaraty, em Brasília, em 30 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2023
Nos siga no
A recente revelação de Maduro sobre negociações secretas entre Caracas e Washington suscitou interesse e especulação significativos, uma vez que as respostas e desenvolvimentos subsequentes dessas tratativas em sigilo sublinham a tendência das relações internacionais contemporâneas.
O governo venezuelano continua um diálogo secreto com Washington, em um processo liderado pelo presidente da Assembleia Nacional, Jorge Rodríguez, disse o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, nesta sexta-feira (10).

"O presidente da Assembleia Nacional, que também é o chefe da empresa Your Venezuela e chefe da comissão de negociação com os EUA, está liderando um diálogo com os Estados Unidos da América - é um diálogo secreto, por isso, por favor, não, ele não fala sobre isso em público [...]", disse Maduro citado por uma emissora venezuelana ao abrir uma feira de livro.

As negociações com os estadunidenses estão sendo dirigidas por Rodríguez, que também lidera os diálogos de paz com partidos de direita unificados sob a Plataforma Unificada e com todos os grupos políticos de oposição da Venezuela, reporta a BNN News.
Em junho, Rodríguez manteve uma reunião secreta no Catar com Juan González, assessor para o Hemisfério Ocidental no Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos para estabelecer um canal direto de comunicação entre os países, conforme noticiado.
Manifestante da oposição agita bandeira venezuelana em frente aos escritórios administrativos da petroleira estatal venezuelana PDVSA, em Caracas, Venezuela (imagem de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2023
Panorama internacional
Washington suspende por 6 meses sanções ao petróleo e ao gás da Venezuela
Já em outubro, o Departamento do Tesouro norte-americano anunciou que tinha emitido uma isenção de seis meses para aliviar as sanções dos EUA à indústria petrolífera e do gás da Venezuela, que só será renovada se Caracas cumprir os seus compromissos no âmbito do roteiro eleitoral, bem como outros compromissos relativos aqueles que são detidos injustamente.
Em resposta, Maduro expressou a sua disponibilidade para retomar as relações com os EUA e alcançar o levantamento total das sanções. Atualmente, existem 930 medidas restritivas em vigor contra a Venezuela, cujo impacto combinado no país é avaliado em US$ 642 bilhões (R$ 3,1 trilhões).
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала