- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em cúpula de Defesa, EUA e Índia acordam coprodução do blindado Stryker visando combater China

© AFP 2023 / Jonathan ErnstO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (segundo da direita para a esquerda, no lado direito), o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar (segundo da esquerda para a direita, no lado esquerdo), o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin (primeiro da direita para a esquerda, no lado direito), e seu homólogo indiano, Rajnath Singh (primeiro da esquerda para a direita, no lado esquerdo), participam do diálogo ministerial Índia-EUA '2+2', em Nova Deli. Índia, 10 de novembro de 2023
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken (segundo da direita para a esquerda, no lado direito), o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar (segundo da esquerda para a direita, no lado esquerdo), o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin (primeiro da direita para a esquerda, no lado direito), e seu homólogo indiano, Rajnath Singh (primeiro da esquerda para a direita, no lado esquerdo), participam do diálogo ministerial Índia-EUA '2+2', em Nova Deli. Índia, 10 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2023
Nos siga no
Índia e Estados Unidos anunciaram progresso em acordos importantes de defesa no âmbito de sua crescente parceria focada no Indo-Pacífico. Além dos Stryker, drones para serem usados em disputa de fronteira e centros para reparação de navios dos EUA na Índia estiveram na mesa de negociação.
Nova Deli e Washington concordaram nesta sexta-feira (10) em produzir conjuntamente veículos blindados Stryker, em uma tentativa de fortalecer as forças terrestres indianas em meio a uma tensa disputa fronteiriça entre Índia e China, reporta o Nikkei Asia.
O acordo foi anunciado após uma reunião entre o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o secretário da Defesa, Lloyd Austin, com os seus homólogos indianos, Subrahmanyam Jaishankar e Rajnath Singh, na capital indiana.
Os veículos blindados serão produzidos na Índia, com o governo indiano apresentando recentemente a Washington uma carta de intenções, de acordo com declarações de um alto funcionário da Defesa dos EUA após a cúpula.
Usado principalmente para movimentar soldados dentro e fora da batalha, o Stryker também pode transportar armas de médio e grande calibre para atacar as tropas inimigas. Os EUA forneceram à Ucrânia o veículo para ajudar na contraofensiva de Kiev.

"O Stryker tem muito potencial no futuro para dar à Índia mais capacidades em áreas que são particularmente relevantes ao longo da Linha de Controle Real [LAC, na sigla em inglês] e alguns dos desafios que enfrenta com a China. […] Acho que continuamos muito preocupados e observando de perto o que está acontecendo ao longo da LAC. Embora a Índia e a China tenham tido várias rodadas de conversas para a paz, a situação em grande parte continua semelhante", disse o oficial de Defesa dos EUA a repórteres.

Um acordo de mais de US$ 3 bilhões (R$ 14,7 bilhões) para Nova Deli comprar 31 drones armados fabricados pela General Atomics também está sendo processado, com a Índia aguardando que a empresa obtenha autorização de Washington para os próximos passos, segundo a Reuters.
O presidente Joe Biden fala com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e líderes empresariais americanos e indianos na Sala Leste da Casa Branca, 23 de junho de 2023, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2023
Panorama internacional
Depois de cortejar Japão, EUA negociam estaleiros na Índia para combater China, diz mídia asiática
Ao mesmo tempo, no domínio marítimo, a Marinha norte-americana procurará mais centros para reparação e reabastecimento de navios na Índia, relata a mídia. A Marinha assinou dois acordos com estaleiros indianos para garantir o acesso a mais locais logísticos na região do Indo-Pacífico, a fim de reduzir o tempo de inatividade dos navios estadunidenses.
O oficial dos EUA disse que o oceano Índico se tornará "um domínio mais contestado" no futuro, insinuando as preocupações de Washington de que Pequim continuará a expandir o seu alcance para além do mar do Sul da China.
"Essa parceria com a Índia na cooperação entre marinhas significa que cooperaremos mais no oceano Índico ao lado deles [e que essa cooperação] será cada vez mais estratégica para nós", acrescentou o responsável.
Soldado americano e soldado indiano durante exercícios indo-norte-americanos Yudh Abhyas 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Panorama internacional
EUA esperam usar capacidade da Índia para conter China, incluindo manobras anuais, opina analista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала