- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Depois de cortejar Japão, EUA negociam estaleiros na Índia para combater China, diz mídia asiática

© AP Photo / Evan VucciO presidente Joe Biden fala com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e líderes empresariais americanos e indianos na Sala Leste da Casa Branca, 23 de junho de 2023, em Washington
O presidente Joe Biden fala com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e líderes empresariais americanos e indianos na Sala Leste da Casa Branca, 23 de junho de 2023, em Washington - Sputnik Brasil, 1920, 07.07.2023
Nos siga no
Além dos acordos bilaterais e pactos de defesa assinados com o Estado indiano recentemente, os Estados Unidos buscam transformar o país asiático em um centro de reabastecimento e manutenção de embarcações navais.
Para tal proposta, Washington fornecerá a Nova Deli apoio para desenvolver a infraestrutura que será usada para reabastecer, reparar e manter navios e aeronaves, de acordo com o Nikkei Asia. Como parte desse esforço, a Marinha dos EUA assinará acordos de reparo de navios com estaleiros indianos.
Segundo a Casa Branca, citada pela mídia, sua Marinha concluiu um acordo mestre de reparo de navios com o estaleiro Larsen & Toubro, perto da cidade indiana de Chennai. A força marítima também está perto de fechar acordos separados com outros dois construtores navais, com sede em Mumbai e Goa.

"Teremos muito mais a seguir no futuro próximo, mas o objetivo aqui é tornar a Índia um centro logístico para os Estados Unidos e outros parceiros na região do Indo-Pacífico", disse o general Pat Ryder, secretário de imprensa do Pentágono, a repórteres no final de junho.

No final de maio, os norte-americanos estavam negociando com o Japão de fazer a mesma manobra, ou seja, ter estaleiros do país asiático disponíveis para manutenção de navios estadunidenses no Indo-Pacífico.
O presidente dos EUA, Joe Biden (2º D), fala com o embaixador dos EUA no Japão, Rahm Emanuel (C), após sua chegada à base do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA em Iwakuni em 18 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 24.05.2023
Panorama internacional
Mídia asiática: EUA recorrem a estaleiros do Japão para reparar navios de guerra no Indo-Pacífico
As Forças Armadas dos EUA procuram se preparar para lidar rapidamente com atividades de reabastecimento e reparos na região do Indo-Pacífico. Se a Marinha tiver acesso a mais hubs na região, navios e aeronaves perderão menos tempo parando operações para ambos, escreve a mídia.

"Há uma grande lacuna entre as bases que os Estados Unidos sustentam nos acordos bilaterais de hub que eles têm no Oriente Médio e depois no Pacífico Ocidental. Então, a Índia cumpre isso", afirmou Jeffrey Payne, professor assistente do Centro de Estudos Estratégicos do Oriente Médio e Sul da Ásia ouvido pelo jornal asiático.

O ex-comandante do Comando Indo-Pacífico dos Estados Unidos, Harry Harris, elogiou a iniciativa.

"Atualmente, operamos a partir de Diego Garcia e da Austrália Ocidental no oceano Índico. Garantir um centro de manutenção, reparo e logística no subcontinente é significativo, pois isso nos daria a flexibilidade necessária na vasta região do oceano Índico", afirmou.

A Marinha da China tem cerca de 355 navios e submarinos, o que a torna a maior do mundo numericamente, segundo a edição de 2021 do relatório anual do Pentágono sobre a China.
Grupo liderado por porta-aviões Ronald Reagan dos EUA, com participação do Japão e do Canadá, durante os exercícios navais Keen Sword 21, mar das Filipinas, 26 de outubro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2023
Prontidão fraca e situação precária comprometem Marinha dos EUA em potencial conflito com China
Se os navios americanos não puderem passar mais tempo no mar, os EUA correrão o risco de ficar atrás de Pequim em termos de capacidade naval, enfraquecendo a dissuasão, diz a mídia. O governo Biden planeja aprofundar a parceria com a Índia além do oceano Índico no espaço marítimo.
Na semana passada, Daniel Kritenbrink, secretário de Estado adjunto para assuntos do Leste Asiático e Pacífico, participou de um evento organizado por um think tank dos EUA e abordou o fortalecimento da colaboração com a Índia no mar do Sul da China, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала