- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente de Portugal dissolve Parlamento e antecipa eleições

© AP Photo / Marcelo ChelloO presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, participa da reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Brasil, 31 de julho de 2021
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, participa da reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Brasil, 31 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Nos siga no
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou nesta quinta-feira (9) a dissolução do Parlamento e a antecipação das eleições legislativas. Os portugueses irão novamente às urnas em 10 de março.
A decisão foi tomada após o primeiro-ministro, António Costa, apresentar sua demissão na última terça-feira (7), quando foi deflagrada uma megaoperação anticorrupção que tem o próprio premiê como um dos investigados.
António Costa em 23 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Panorama internacional
António Costa, premiê de Portugal, renuncia após ser alvo em operação de busca e apreensão
Antes de tomar a decisão, o presidente se reuniu com as lideranças de todos os partidos com representação parlamentar, além de ter convocado uma sessão do Conselho de Estado.

Renúncia

O primeiro-ministro português, António Costa, apresentou sua demissão ao presidente da República nessa terça-feira (7), após o Ministério Público anunciar que Costa é alvo de uma investigação autônoma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) sobre projetos de lítio e hidrogênio.
Ministra das Relações Exteriores do Peru Ana Cecilia Gervasi renuncia  - Sputnik Brasil, 1920, 06.11.2023
Panorama internacional
Chanceler do Peru e embaixador nos EUA renunciam após reunião frustrada entre Boluarte e Biden
A polícia realizou cerca de 40 buscas na manhã de terça-feira (7), incluindo à residência oficial de Costa, o Palácio de São Bento, o Ministério das Infraestruturas e o Ministério do Ambiente e Ação Climática.
O chefe de gabinete do premiê, Vítor Escária, e o empresário Diogo Lacerda Machado, amigo próximo de Costa encarregado da nacionalização da companhia aérea TAP, foram detidos. As ações se enquadram em uma investigação aos projetos de exploração de lítio em Montalegre, segundo a SIC Notícias.
O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Francisco Bustillo, faz declaração após reunião com seu homólogo brasileiro Mauro Vieira no Palácio do Itamaraty, em Brasília, em 7 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2023
Panorama internacional
Chanceler do Uruguai renuncia após áudios ligados a escândalo com passaporte de traficante vazarem
"Obviamente apresentei minha demissão. Encerro com a cabeça erguida e a consciência tranquila. Não me pesa na consciência a prática de qualquer ato ilícito ou sequer de qualquer ato censurado", disse Costa em pronunciamento ao país, no qual negou participação nas irregularidades.
O presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, foi detido, bem como dois dirigentes da empresa. Os ministros do Ambiente, Duarte Cordeiro, e das Infraestruturas, João Galamba, bem como o ex-ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, serão constituídos como pessoas de interesse nas investigações.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала