- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ministra ucraniana declara que 'não há uma minoria russa na Ucrânia' e que UE concorda

© AP Photo / Efrem LukatskySoldado ucraniano escreve seus desejos em bandeira do país para a senadora americana Lisa Murkowski, em Kiev. Ucrânia, 12 de abril de 2023
Soldado ucraniano escreve seus desejos em bandeira do país para a senadora americana Lisa Murkowski, em Kiev. Ucrânia, 12 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Nos siga no
A vice-primeira-ministra para a Integração Europeia e Euro-Atlântica da Ucrânia disse ter recebido entendimento de Bruxelas quanto a questão.
Olga Stefanishyna, vice-primeira-ministra para a Integração Europeia e Euro-Atlântica da Ucrânia, insistiu nesta quinta-feira (9) que a questão da proteção da minoria russa não é levantada nas negociações com a União Europeia (UE) sobre os direitos das minorias.
Falando em uma coletiva de imprensa conjunta com Katarina Mathernova, embaixadora da UE na Ucrânia, ela reconheceu que a questão da garantia dos direitos das minorias será muito importante no caminho da Ucrânia para a adesão ao bloco, mas não considerou existir uma minoria russa no país.
Chanceler Peter Szijjarto  - Sputnik Brasil, 1920, 09.11.2023
Panorama internacional
Hungria se opõe à adesão da Ucrânia à UE por país não respeitar Estado de Direito, diz chanceler
"Não há uma minoria russa na Ucrânia. Ela não existe! Não há uma única comunidade legalmente registrada que se identifique como uma minoria russa. Há ucranianos, alguns dos quais falam russo", disse a vice-primeira-ministra, em referência à Comissão de Veneza se referir a "minoria russa" em suas decisões e recomendações a Kiev.

"Eu sou de Odessa, falo ucraniano quando quero e falo russo quando quero, e não preciso dos moscovitas ou da decisão da Comissão de Veneza para fazer isso [escolher um idioma]."

De acordo com ela, Bruxelas compartilha dessa opinião. "Fico feliz que a Comissão Europeia entenda isso", disse ela.
Na quarta-feira (8) a Comissão Europeia supostamente afirmou, em uma reunião fechada em Bruxelas, que não levaria em consideração os "direitos dos russófonos" no caminho da Ucrânia para a UE.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала