- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Taiwan articula com Estônia abertura de escritório e China reage: 'Assegure sua base política'

© AFP 2023 / Greg BakerO porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin no Ministério das Relações Exteriores em Pequim, em 26 de abril de 2023
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin no Ministério das Relações Exteriores em Pequim, em 26 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.11.2023
Nos siga no
O chanceler taiwanês, Joseph Wu, está visitando a Estônia, Lituânia e Letônia, esta semana. Taiwan já possui escritórios de representação em Vilnius e Riga. Ação prepara terreno para mais pressão chinesa sobre países bálticos.
O Ministério das Relações Exteriores da China pediu nesta quarta-feira (8) à Estônia que não permita que Taiwan abra quaisquer organizações oficiais no país, depois que o embaixador chinês teria ameaçado deixar Tallinn se Taipé abrisse um escritório de representação no país.

"A China insta o lado estoniano a respeitar o seu compromisso solene com o princípio de Uma Só China, a abster-se de permitir que Taiwan estabeleça quaisquer organizações oficiais e a assegurar eficazmente a sua base política das relações bilaterais", disse o porta-voz do ministério, Wang Wenbin, em uma conferência de imprensa, de acordo com a Reuters.

Na terça-feira (8), o embaixador da China na Estônia, Guo Xiaomei, disse em uma reunião com o presidente do grupo parlamentar Estônia-China, Toomas Kivimagi, que ela poderá ir embora se Taiwan abrir tal escritório.
Na semana passada, o ministro das Relações Exteriores estoniano, Margus Tsahkna, disse que "tal como muitos outros países da União Europeia, a Estônia está disposta a aceitar o estabelecimento de uma representação econômica ou cultural não diplomática de Taipé, a fim de promover tais relações", segundo o Politico.
"Ao mesmo tempo, consideramos importante impulsionar as relações com Taiwan nos domínios da economia, educação, cultura, relações entre organizações da sociedade civil e outras áreas semelhantes. Também apoiamos a participação de Taiwan nos assuntos internacionais em áreas de interesse global, como a luta contra pandemias e a participação de Taiwan na Organização Mundial da Saúde. Revigorar as relações com Taiwan não contradiz a política de Uma Só China", afirmou.
Já o Ministério das Relações Exteriores de Taiwan também afirmou na semana passada que ainda estava em fase de discussão sobre a criação de um escritório de representação em Tallinn, e que os dois lados ainda não haviam chegado a um consenso sobre o assunto.
O primeiro-ministro chinês Li Keqiang, centro-esquerda na tela, fala enquanto realiza uma transmissão ao vivo para a 6ª Mesa Redonda 1+6 com o presidente do Banco Mundial, David Malpass, no canto superior esquerdo, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, centro superior, presidente da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala e outros (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 07.12.2022
Panorama internacional
UE leva China ao painel de julgamento da OMC por disputas comerciais e bloqueio contra Lituânia
Quando Taiwan criou um escritório na Lituânia, país báltico, Pequim puniu Vilnius com um embargo comercial efetivo, levando a UE a acelerar a finalização do instrumento anticoerção, uma ferramenta comercial para combater os países que intimidam os membros do bloco europeu.
A China reivindica Taiwan como seu próprio território dentro da política de Uma Só China.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала