- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Deslocamento em massa afeta 65% da população de Gaza, maior percentual desde 1948

© AFP 2023 / Said KhatibHomem palestino sentado com membros de sua família do lado de fora de um prédio destruído por um ataque aéreo israelense em Rafah. Faixa de Gaza, 12 de outubro de 2023
Homem palestino sentado com membros de sua família do lado de fora de um prédio destruído por um ataque aéreo israelense em Rafah. Faixa de Gaza, 12 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Nos siga no
Em declaração conjunta, três grupos de direitos humanos palestinos alertaram que 1,5 milhão de pessoas foram deslocadas internamente em Gaza, o que foi classificado como uma contribuição para a "limpeza étnica" da população palestina.
Os grupos de direitos humanos palestinos Al Mezan, Al-Haq e o Centro Palestino para os Direitos Humanos (PCHR, na sigla em inglês), em comunicado conjunto, alertaram que a população de Gaza enfrenta um "genocídio iminente, juntamente com deslocamentos forçados em massa e limpeza étnica", apelando a um "cessar-fogo imediato no enclave costeiro sitiado".

"A ofensiva militar israelense causou o maior deslocamento em massa de palestinos, em um período muito curto de tempo, desde a Nakba de 1948: cerca de 1,5 milhão de palestinos, 65% da população de Gaza, estão deslocados internamente dentro da região", confirmaram as organizações.

A Nakba, ou "catástrofe" em árabe, refere-se aos 760 mil palestinos que perderam suas casas ou foram deslocados durante a guerra de 1948, que coincidiu com a criação do Estado de Israel.
Além disso, a nota diz que o deslocamento foi causado por "ordens de evacuação" israelenses e "bombardeios implacáveis".
"Enquanto escrevemos, a ameaça de deslocamento forçado em massa para o Egito e de limpeza étnica de mais de dois milhões de palestinos permanece iminente", afirmaram as organizações.
Palestina segura pano branco para não ser baleada enquanto tenta fugir de Gaza, no norte, para a região sul. Faixa de Gaza, 7 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.11.2023
Panorama internacional
Um mês de conflito: número de mortos ultrapassa 10,3 mil em Gaza com imagem de Netanyahu desgastada
Ao fim, o comunicado informa que "é imperativo que a comunidade internacional tome medidas imediatas para interromper a campanha militar vingativa de Israel contra Gaza" e "impedir a tentativa de deslocamento forçado de palestinos".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала