- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: escola da ONU que funcionava como abrigo para palestinos em Gaza foi atingida por bombardeio

© Sputnik / Acessar o banco de imagensConsequências dos ataques israelenses em áreas residenciais em Gaza.
Consequências dos ataques israelenses em áreas residenciais em Gaza.  - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2023
Nos siga no
Uma escola da Organização das Nações Unidas (ONU) que funcionava como abrigo para palestinos foi atingida, neste sábado (04), por um bombardeio. A instituição estava sediada em Jabalia, no norte de Gaza.
Segundo a diretora de comunicações da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA), Juliette Touma, a escola foi "severamente atingida".
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, e o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, partem no final de uma coletiva de imprensa, após reuniões em meio ao conflito em curso entre Israel e o grupo palestino Hamas , em Amã, em 4 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2023
Panorama internacional
EUA rejeitam pedido de Estados árabes para cessar-fogo em Gaza; líder do Hamas se reúne com Khamenei
À rede de comunicação BBC, a responsável pela comunicação detalhou o ataque:

"Foi atingido o espaço do recreio, onde havia tendas para as famílias deslocadas e, depois, houve um outro impacto próximo de uma parede da escola onde havia mulheres fazendo pão", detalhou Touma.

O tenente-coronel Peter Lerner, porta-voz do Exército israelense, afirmou que as Forças de Defesa de Israel estão ainda apurando as circunstâncias. "Sabemos que houve troca de disparos e o que parece ter sido fogo sobre terroristas do Hamas dentro e em torno da área, mas não posso confirmar os detalhes".
Exército do Egito posiciona tanques próximo à fronteira com a Faixa de Gaza. Rafah, 31 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2023
Panorama internacional
Egito e Catar apresentam a Israel proposta de cessar-fogo em Gaza por 6-12 horas, diz mídia
Questionada pela estação pública britânica sobre a autoria do ataque, Juliette Touma afirmou que a UNRWA desconhece a origem dos disparos.

Secretário-geral da ONU horrorizado

Depois de bombardear até ambulâncias usadas no atendimento a feridos na Faixa de Gaza, Israel foi duramente criticado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres. Conforme a Sociedade do Crescente Vermelho Palestino, um dos veículos foi atingido por um míssil disparado pelo Exército do país a poucos metros da entrada de um hospital.
Fumaça sobe durante bombardeio israelense em Rafah em meio às contínuas hostilidades entre Israel e o grupo palestino Hamas, no sul da Faixa de Gaza, 3 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.11.2023
Panorama internacional
'Sonhavam com um futuro diferente': professora em Gaza relata tragédias após bombardeios de Israel
O ataque matou 15 pessoas e feriu mais de 60, segundo a entidade. Em comunicado, Guterres disse que ficou "horrorizado" e que o conflito "deve parar". Só na Faixa de Gaza, quase 9,4 mil pessoas já morreram.

"Estou horrorizado com o ataque relatado em Gaza a um comboio de ambulâncias fora do Hospital al-Shifa. As imagens de corpos espalhados na rua fora do hospital são angustiantes", afirmou o líder das Nações Unidas.

A justificativa de Israel foi que lançou um ataque aéreo contra "uma ambulância que foi identificada pelas forças como sendo usada por uma célula terrorista do Hamas próxima à sua posição na zona de combate".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала