- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Japão inicia 3ª liberação de água radioativa tratada de Fukushima no oceano

© AFP 2023 / Japan PoolUma instalação da Tokyo Electric Power Company (TEPCO) que bombeia água do mar para diluir a água tratada residual da usina nuclear de Fukushima Daiichi em Okuma, província de Fukushima, 27 de agosto de 2023
Uma instalação da Tokyo Electric Power Company (TEPCO) que bombeia água do mar para diluir a água tratada residual da usina nuclear de Fukushima Daiichi em Okuma, província de Fukushima, 27 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.11.2023
Nos siga no
A operadora da usina nuclear japonesa de Fukushima, Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (TEPCO, na sigla em inglês), lançou a terceira liberação de água tratada, informou a agência de notícias japonesa Kyodo nesta quinta-feira (2).
Como parte da terceira descarga de água tratada, a TEPCO planeja liberar cerca de 460 toneladas métricas da substância por dia, o que equivale a cerca de 7.800 metros cúbicos de água a ser descarregada a uma distância de cerca de um quilômetro da costa até 20 de novembro, informou a agência de notícias.
Os dados da empresa mostram que a concentração de trítio na água a ser descarregada é de 55-77 becqueréis por litro, o que é significativamente inferior ao nível máximo permitido de 1.500 becqueréis por litro.
Até o momento, a TEPCO concluiu com sucesso duas liberações de água radioativa. Entretanto, o número total de descargas a serem efetuadas até março de 2024 é quatro, com cerca de 31.200 toneladas de água a serem liberadas no total.
O Japão começou a liberar parte do estimado 1,34 milhão de toneladas métricas de água de Fukushima no oceano no dia 24 de agosto, apesar dos protestos dos países vizinhos e dos pescadores locais. A China proibiu todos os frutos do mar do Japão devido a preocupações com a contaminação radioativa. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) argumenta que as águas residuais tratadas vão ter um impacto radiológico insignificante no ambiente marinho e na saúde humana.
A usina nuclear de Fukushima sofreu um colapso após ser atingida por um enorme tsunami desencadeado por um terremoto de magnitude nove na escala Richter (que vai de um a dez) em 2011. Desde então, a água tem sido bombeada continuamente para resfriar os reatores da usina. Até junho, cerca de 1.000 tanques de águas residuais tratadas estavam armazenados no local.
Reator nuclear Nº 5, no centro-esquerda, e reator 6 por trás de tanques com água tratada, mas ainda radioativa, na usina nuclear de Fukushima Daiichi, na cidade de Okuma, prefeitura de Fukushima, nordeste do Japão - Sputnik Brasil, 1920, 29.10.2023
Panorama internacional
Empresa: trabalhadores da usina de Fukushima hospitalizados após serem molhados com água contaminada
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала