- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Operadora da usina de Fukushima detecta trítio pela 1ª vez na água desde o despejo no oceano

© AP Photo / Hiro KomaeA usina nuclear de Fukushima Daiichi fica nas cidades costeiras de Okuma e Futaba, vista do porto de pesca de Ukedo na cidade de Namie, nordeste do Japão, quarta-feira, 2 de março de 2022
A usina nuclear de Fukushima Daiichi fica nas cidades costeiras de Okuma e Futaba, vista do porto de pesca de Ukedo na cidade de Namie, nordeste do Japão, quarta-feira, 2 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2023
Nos siga no
A operadora da danificada usina nuclear Fukushima-1, no Japão, detectou nesta sexta-feira (1º) a presença de trítio na água do mar na fronteira nordeste do porto adjacente à usina pela primeira vez desde o início do despejo de água contendo trítio radioativo.
A concentração de trítio na água do mar nessa localidade é de dez becquerels (Bq) por litro, que é índice inferior do nível de detecção, segundo a empresa operadora de Fukushima-1, TEPCO. Até o momento, os valores têm estado abaixo desse nível, o que permite à empresa dizer que "é índice inferior do nível de detecção".
A norma permitida para a concentração de trítio na água potável é de 10.000 Bq por litro. Caso seja registrada uma concentração de 700 Bq por litro, o despejo da água será interrompido, prometeu, por sua vez, a TEPCO.
A concentração de trítio na água do mar em outras localidades em um raio de dez quilômetros da usina permanece inferior ao "nível de detecção".
Em 24 de agosto, a TEPCO começou a despejar no oceano a água que tinha sido anteriormente utilizada para arrefecer os reatores danificados e depois purificada no sistema ALPS (sistema de purificação de múltiplos núcleos). O sistema a purifica de 62 tipos de radionuclídeos, com exceção do trítio. Essa água é armazenada em tanques gigantes dentro da usina. Até agora, quase 90% de seu volume de 1,37 milhão de toneladas foi preenchido.
A fase experimental de despejo de água durará 17 dias, durante os quais se prevê que sejam liberados 7.800 m³ de água no oceano. O volume total de água liberada da operadora da danificada usina nuclear Fukushima-1, durante o ano fiscal de 2023, que termina em 31 de março de 2024, será de 31.200 toneladas, com uma concentração de cinco bilhões de Bq de trítio radioativo.
Reator nuclear Nº 5, no centro-esquerda, e reator 6 por trás de tanques com água tratada, mas ainda radioativa, na usina nuclear de Fukushima Daiichi, na cidade de Okuma, prefeitura de Fukushima, nordeste do Japão - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2023
Panorama internacional
Japão começa 'arriscado' despejo de água radioativa de Fukushima e gera protesto de vários países
Embora a TEPCO e as autoridades japonesas afirmem que o despejo de água no oceano não constitui uma ameaça para o ambiente ou para os seres humanos, a China e vários outros países criticaram fortemente essas ações.
Em particular, a República Popular da China proibiu as importações de todos os produtos da pesca marinha japoneses, reforçando o controle aduaneiro de outros produtos provenientes do Japão. Hong Kong proibiu as importações de produtos marinhos produzidos em Tóquio, Fukushima e oito outras prefeituras.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала