- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

China suspende importações de produtos do mar do Japão devido ao despejo de água radioativa

© AP Photo / Jae C. HongPescadores descarregam peixes de barco em Fukushima
Pescadores descarregam peixes de barco em Fukushima - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2023
Nos siga no
Nesta quinta-feira (24), a Administração-Geral de Alfândegas (GAC, na sigla em inglês) chinesa anunciou a suspensão total das importações de todos os produtos do mar provenientes do Japão.
A suspensão é uma resposta à medida de Tóquio de despejar água radioativa da usina de Fukushima no oceano Pacífico.
A decisão da entidade chinesa visa prevenir os riscos de contaminação radioativa pelo despejo das águas residuais nucleares, bem como garantir a segurança alimentar dos produtos importados e a saúde dos consumidores chineses.

"A fim de prevenir de forma abrangente os riscos de contaminação radioativa para a segurança alimentar causados pelo despejo de águas residuais nucleares de Fukushima no mar, proteger a saúde dos consumidores chineses e garantir a segurança dos alimentos importados, a Administração-Geral de Alfândegas decidiu suspender totalmente a importação de produtos do mar provenientes do Japão a partir de 24 de agosto de 2023", comunicou.

O Ministério das Relações Exteriores da China também condenou o plano das autoridades japonesas de seguir despejando água de Fukushima nos próximos anos, qualificando como um "ato extremamente egoísta e irresponsável que ignora os interesses internacionais".
Por sua vez, o Ministério da Ecologia e Meio Ambiente chinês assegurou que vai intensificar o monitoramento da radiação nas regiões marítimas do país, além de se manter em alerta para qualquer efeito causado pelo despejo.
Reator nuclear Nº 5, no centro-esquerda, e reator 6 por trás de tanques com água tratada, mas ainda radioativa, na usina nuclear de Fukushima Daiichi, na cidade de Okuma, prefeitura de Fukushima, nordeste do Japão - Sputnik Brasil, 1920, 24.08.2023
Panorama internacional
Japão começa 'arriscado' despejo de água radioativa de Fukushima e gera protesto de vários países
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала