China tomará medidas necessárias após entrada 'ilegal' do Japão em zona marítima disputada

© AP Photo / 11ª Sede Regional da Guarda Costeira do JapãoUm navio da guarda costeira chinesa navega perto das ilhas disputadas do mar do Sul da China, 6 de agosto de 2016
Um navio da guarda costeira chinesa navega perto das ilhas disputadas do mar do Sul da China, 6 de agosto de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2023
Nos siga no
A Guarda Costeira chinesa acusou os navios japoneses de "entrar ilegalmente" nas águas do disputado arquipélago Senkaku (Diaoyu, em chinês) e apelou ao Japão para parar as suas "atividades ilegais".
De acordo com um comunicado da entidade chinesa, vários navios japoneses "entraram ilegalmente nas águas territoriais da China na área das ilhas Diaoyu", pelo que a China "tomou as medidas de controle necessárias de acordo com a lei".

"Pedimos ao Japão que pare imediatamente todas as atividades ilegais nesta área marítima e garanta que incidentes semelhantes não ocorram novamente", disse o porta-voz da Guarda Costeira chinesa, Gan Yu.

Pequim e Tóquio mantêm uma disputa pelas cinco ilhas Senkaku/Diaoyu no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste).
O Japão afirma que as ilhas fazem parte do seu território desde 1895.
A usina nuclear de Fukushima Daiichi fica nas cidades costeiras de Okuma e Futaba, vista do porto de pesca de Ukedo na cidade de Namie, nordeste do Japão, quarta-feira, 2 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.10.2023
Panorama internacional
G7 critica a China por banir importação de pesca do Japão; Pequim retruca acusação
Pequim, por sua vez, sustenta que nos mapas japoneses de 1783 e 1785 Diaoyu é identificado como território chinês. Após a Segunda Guerra Mundial, as ilhas ficaram sob o controle dos EUA, que as transferiu para o Japão em 1972.
Segundo Tóquio, as reivindicações da China sobre o arquipélago, que mede seis quilômetros quadrados de área, se devem principalmente ao fato de terem sido descobertas grandes reservas de hidrocarbonetos na região ainda na década de 1970.
A disputa se intensificou em meados de 2012, quando o governo do Japão anunciou a nacionalização de três ilhas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала