- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Navios de patrulha da China entram em zona disputada das ilhas Senkaku, relata Japão

© AP Photo / 11ª Sede Regional da Guarda CosteiraUm navio da Guarda Costeira Chinesa navega perto das disputadas ilhas do Mar da China Oriental no sábado, 6 de agosto de 2016
Um navio da Guarda Costeira Chinesa navega perto das disputadas ilhas do Mar da China Oriental no sábado, 6 de agosto de 2016 - Sputnik Brasil, 1920, 30.01.2023
Nos siga no
De acordo com a emissora NHK, citando as autoridades japonesas, quatro navios de patrulha da Guarda Costeira da China entraram nas águas das ilhas Senkaku, conhecidas também como Diaoyu, região disputada por Pequim e Tóquio.
Em resposta, a Guarda Costeira japonesa foi acionada para garantir a segurança dos barcos pesqueiros da zona, pertencente à região de Okinawa, exigindo que as embarcações chinesas abandonassem a área, informou a mídia.
A tensão entre os dois países por causa das ilhas aumentou depois que o governo japonês comprou três das cinco ilhas Diaoyu de um proprietário privado em 2012.
Caça F/A-18 no convés do porta-aviões movido a energia nuclear USS Harry S. Truman de classe Nimitz, durante manobras Neptune Shield 22 da OTAN no leste do mar Mediterrâneo, 23 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 28.01.2023
Panorama internacional
EUA enviam grupo de porta-aviões para o mar do Sul da China em meio às tensões com Pequim
Tanto Pequim quanto Tóquio apresentaram reivindicações territoriais sobre as Senkaku. O Japão insiste em sua soberania sobre as ilhas com base em um tratado de 1895, enquanto a China aponta para mapas japoneses de 1783 e 1785 que designam as ilhas como território chinês.
Após a Segunda Guerra Mundial, as ilhas ficaram sob o controle dos Estados Unidos, tendo sido transferidas para o Japão em 1972.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала