- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: Egito permitirá entrada de palestinos feridos na fronteira com a Faixa de Gaza

© AP Photo / Hatem OmarPalestino ferido é resgatado dos escombros após um ataque com mísseis israelense no território de Rafah, governado pelo Hamas, no sul da Faixa de Gaza, em 27 de dezembro de 2008
Palestino ferido é resgatado dos escombros após um ataque com mísseis israelense no território de Rafah, governado pelo Hamas, no sul da Faixa de Gaza, em 27 de dezembro de 2008 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2023
Nos siga no
A passagem de Rafah, única saída terrestre da Faixa de Gaza na fronteira com o Egito que não é controlada por Israel, será aberta amanhã (1º) para palestinos feridos, informou o canal de televisão egípcio Al Qahera News nesta terça-feira (31), citando fontes.
Cerca de 250 caminhões cruzaram a fronteira de Rafah desde 21 de outubro, para levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza, de acordo com o chefe do Serviço de Informação de Estado egípcio, Diaa Rashwan. A declaração foi transmitida por canais de televisão egípcios.
Também nesta terça-feira, o braço armado do grupo palestino Hamas, as Brigadas Al-Qassam, anunciou, em discurso transmitido pela mídia árabe, que libertará vários reféns estrangeiros nos próximos dias.
Edifícios destruídos no distrito de Tal al-Hawa, no oeste da cidade de Gaza, enquanto as batalhas entre Israel e o Hamas continuam pela quarta semana, 30 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2023
Panorama internacional
Israel reconhece existência de plano de reassentar 2,3 milhões de palestinos no Egito, afirma mídia

Crise humanitária sem precedentes

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, na sigla em inglês), o panorama da situação humanitária em Gaza é sombrio, 24 dias depois do ataque-surpresa do Hamas contra Israel, em 7 de outubro, e da resposta militar israelense ao grupo islâmico, que governa Gaza.
Dados recentes do Ministério da Saúde de Gaza apontam que mais de 8,3 mil pessoas perderam a vida — 63% delas mulheres e crianças. Quase 3,5 mil crianças foram mortas, e pelo menos 6,3 mil estão órfãs.
Em reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas realizada na última segunda-feira (30), a diretora do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês) Lisa Doughten declarou ser urgente a criação de uma passagem adicional para permitir a entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, na medida em que a situação na região piora.

"Mais de um ponto de entrada em Gaza é indispensável se quisermos fazer a diferença. Kerem Shalom, entre Israel e Gaza, é a única passagem equipada para processar rapidamente um número suficientemente grande de caminhões", disse Doughten.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала