- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Crise no PDT: após forte briga, Ciro alfineta Cid e diz que sua 'ala no partido não aceita suborno'

© Folhapress / Alan MarquesCid Gomes ao lado de seu irmão, Ciro Gomes, em foto de novembro de 2015
Cid Gomes ao lado de seu irmão, Ciro Gomes, em foto de novembro de 2015 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2023
Nos siga no
Divergências entre os grupos do senador e do ex-presidenciável ocorrem desde o ano passado e circundam o mesmo tema: o apoio ao Partido dos Trabalhadores. Última discussão na semana passada teve dedo no rosto e gritos.
Há algumas semanas a mídia tem ventilado que uma crise acontece na cúpula do PDT entre os irmãos Ciro Gomes e Cid Gomes. As tensões teriam se elevado, de fato, na última sexta-feira (23), quando o ex-governador do Ceará e o senador quase chegaram as vias de fato em reunião do partido no Rio de Janeiro.
Segundo relatos de pessoas presentes, em dado momento do evento os dois se levantaram da cadeira e iniciaram uma discussão acalorada, com direito a gritos e dedo no rosto. Abatido, Ciro deixou o encontro antes do término, e admitiu ao jornal O Globo estar com problemas com Cid: "A reunião foi muito ruim, e o clima com meu irmão é o pior possível", afirmou.
Os desentendimentos acontecem uma vez que Ciro deseja que o partido siga pela oposição, mas Cid crê que o melhor caminho é ser base e retomar a aliança de anos com o PT, segundo o jornal.
Três dias após o evento em que discutiu de forma acalorada, Ciro compareceu à convenção estadual do PSDB na segunda-feira (30), em um sinal de apoio ao ex-senador tucano Tasso Jereissati. Em seu discurso, agradeceu a recepção e alfinetou o grupo de Cid.
"O Ceará, Fortaleza, precisa muito de Tasso Jereissati e do PSDB. E contem conosco, contem conosco, porque esse pedaço de PDT que tá aqui não aceita suborno", disse.
A disputa na capital do Ceará no ano que vem representa um ponto de discordância entre os irmãos. Enquanto Ciro defende a reeleição de José Sarto, o grupo de Cid não tem afeição pelo atual prefeito e quer uma aliança eleitoral com o PT, escreve a mídia.
No mesmo evento ontem (30), Ciro criticou o governador do estado, Elmano de Freitas, e sua gestão.
"Nosso estado do Ceará está sendo destruído daquele caminho que nós trilhamos tá sendo destruído pela traição, tá sendo destruído pelo descompromisso [...] o nosso estado hoje no Ceará não se realiza uma obra pública sem pagar propina, uma obra pública sequer se realiza nesse estado sem problemas", afirmou o ex-governador.
A última vez que os irmãos se falaram foi em agosto do ano passado. Desde as eleições do ano passado, onde liderou a campanha do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), ao governo do Ceará e não teve endosso do seu irmão, Ciro rompeu relações com Cid e, agora, colidem publicamente ao estarem em alas diferentes dentro do próprio PDT.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала