- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

A 3ª Guerra Mundial já começou, afirma um dos maiores analistas de política externa da Rússia

© Sputnik / Pavel LisitsynTropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas
Tropas de Defesa Radiológica, Química e Biológica das Forças Armadas russas - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2023
Nos siga no
A Terceira Guerra Mundial já está em pleno curso, afirmou Fyodor Lukyanov. Para o especialista, que é diretor de pesquisa do Clube Valdai de Discussões Internacionais, a retomada de antigas rivalidades e a falta de meios internacionais para a resolução de conflitos marcam a atual derrocada da ordem mundial, e mais embates ainda estão por vir.
Para Lukyanov, que é também presidente do think thank Conselho de Política Externa e de Defesa (SVOP, na sigla em russo) e editor-chefe da revista Russia in Global Affairs, a nova escalada no Oriente Médio, o impasse entre Ucrânia e Rússia e as hostilidades em Nagorno-Karabakh são exemplos de confrontos que compõem a nova guerra mundial.
Essa série de conflitos, em sua visão, diferem significativamente das duas guerras mundiais do século XX, uma vez que as armas nucleares ainda servem como forças de dissuasão.
"Esperamos instintivamente que a guerra comece tal como a Grande Guerra ou a Segunda Guerra Mundial. Mas essas guerras provavelmente não acontecerão mais — afinal existem armas nucleares, que ainda dissuadem muitos atores."
Arte com imagens de arquivos do então candidato democrata Joe Biden durante discurso em Darby, Pensilvânia e o presidente russo Vladimir Putin fazendo discurso durante reunião com atletas russos em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 30.10.2023
Panorama internacional
Os EUA precisam compreender que a derrota da Federação da Rússia é impossível, diz especialista
Lukyanov também afirma que a escalada no Oriente Médio não será a última a acontecer nessa nova perspectiva, prevendo que as organizações internacionais não conseguiriam impedir o reacendimento de antigos conflitos regionais e o surgimento de novos.
"A ordem internacional está em colapso", disse. "Era uma ordem desagradável, baseada no medo da destruição mútua, mas administrável."

"As guerras no Oriente Médio já eclodiram antes, mas a URSS e os EUA intervieram e extinguiram-nas até o próximo conflito. Agora não vejo nenhum mecanismo capaz de criar um acordo temporário", disse Lukyanov.

Militares brasileiros da Tropa Especial de Selva, Amazônia, 17 de maio de 2017 - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2023
Notícias do Brasil
Presença de 300 militares dos EUA na selva da Amazônia pode ameaçar a soberania do Brasil na região?
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала