- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Pentágono tenta aprovar produção de nova bomba nuclear

© AP Photo / UncreditedNuvem de cogumelo segundos depois da detonação da primeira bomba atômica em Alamogordo, 16 de julho de 1945
Nuvem de cogumelo segundos depois da detonação da primeira bomba atômica em Alamogordo, 16 de julho de 1945 - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2023
Nos siga no
O Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD) anunciou, nesta sexta-feira (27), que a nação buscará produzir uma "variante moderna da bomba nuclear gravitacional B61", denominada B61-13. O anúncio sinalizou que a "preparação" do explosivo nuclear será sujeita à autorização e aprovação do Congresso.
A Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA) do Departamento de Energia produziria a B61-13. A decisão de perseguir essa capacidade, realizada em estreita colaboração com a NNSA, responde às demandas de um ambiente de segurança em rápida evolução, conforme descrito na Revisão da Postura Nuclear de 2022, diz o Pentágono.

"O anúncio de hoje reflete um ambiente de segurança em constante mudança e ameaças crescentes de potenciais adversários", afirmou o secretário assistente de Defesa para Política Espacial, John Plumb. "Os Estados Unidos têm a responsabilidade de continuar a avaliar e implementar as capacidades necessárias para deter de forma crível e, se necessário, responder a ataques estratégicos e assegurar nossos aliados", complementou.

Prédio do Ministério das Relações Exteriores da Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2023
Panorama internacional
Rússia alerta sobre 'escalada' se EUA instalarem bombas nucleares no Reino Unido
Segundo o informativo, a B61-13 seria entregue por aeronaves modernas, fortalecendo a dissuasão contra adversários e a garantia de aliados e parceiros, proporcionando ao presidente opções adicionais contra alvos militares mais duros e de grande área. Ela substituiria algumas das B61-7 no estoque nuclear atual e teria um rendimento semelhante ao da B61-7, que é superior ao da B61-12.
Maria Zakharova em coletiva em 29 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Panorama internacional
Zakharova: Von der Leyen mentiu ao culpar Rússia por bomba nuclear disparada pelos EUA em Hiroshima
"A B61-13 representa um passo razoável para lidar com os desafios de um ambiente de segurança altamente dinâmico", disse Plumb. E complementou: "Embora nos forneça flexibilidade adicional, a produção da B61-13 não aumentará o número total de armas em nosso estoque nuclear."
Na semana passada, os Estados Unidos realizaram testes nucleares subterrâneos no estado de Nevada, onde historicamente costumam realizar essas ações. Segundo o Departamento de Energia dos EUA, a explosão teve como objetivo "melhorar a capacidade do país de detectar explosões nucleares de baixo rendimento em todo o mundo".
Os testes americanos aconteceram no mesmo dia em que a Duma, câmara baixa do Parlamento russo, adotou uma lei que revoga a ratificação do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares (CTBT, na sigla em inglês), o que, segundo os parlamentares russos, colocaria Moscou em igualdade com Washington.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала