- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Líder francês pede saída de Von der Leyen após mentira sobre participação russa em Hiroshima

© AP Photo / Andres KudackiUrsula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em Nova York, em 19 de setembro de 2023
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, em Nova York, em 19 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2023
Nos siga no
O líder do partido francês Patriotas, Florian Philippot, falou contra a presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen, acusando-a de tentar manipular a opinião pública ao falar do bombardeio de Hiroshima.
"Como tentar manipular as multidões fazendo-as acreditarem que a bomba sobre Hiroshima (e Nagasaki) era russa, e não americana!", disse Philippot em sua conta no X (antigo Twitter), nesta sexta-feira (22).
Para Phillippot, as declarações da parlamentar são inaceitáveis.

"Esse bando [de Von der Leyen] é terrível, e precisamos nos livrar dele", disse o político.

Ontem (21) Von der Leyen foi criticada por insinuar participação russa no bombardeio atômico realizado pelos Estados Unidos contra cidades japonesas na Segunda Guerra Mundial.
Maria Zakharova em coletiva em 29 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Panorama internacional
Zakharova: Von der Leyen mentiu ao culpar Rússia por bomba nuclear disparada pelos EUA em Hiroshima
A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, afirmou que Von der Leyen mentiu quando culpou a Rússia pelo ataque nuclear.
Em seu canal no Telegram, Zakharova disse que Von der Leyen adulterou fatos históricos comprovados durante a entrega de prêmios do Atlantic Council, um think tank dos Estados Unidos dedicado a análises geopolíticas enviesadas em prol deste país.
Zakharova destacou que essa organização "é especializada em gerar conteúdo russofóbico e anti-Rússia".

"Um dos laureados deste ano é o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida. Von der Leyen fez um discurso muito interessante. Ela elogiou o chefe do governo japonês por apoiar o governo de Kiev e por lutar contra a Rússia. Ele, por sua vez, lembrou que sua família veio de Hiroshima, e, durante o bombardeio nuclear de 1945, seus parentes morreram lá. Sobre os EUA e os algozes de Washington, que lançaram bombas sobre as florestas japonesas e a população civil, sequer uma palavra", observou Zakharova.

A representante oficial do MRE russo acrescentou que a principal figura "dos maiores escândalos de corrupção da história da União Europeia foi mais longe e atribuiu a tragédia de Hiroshima à Rússia".
Em seguida, ela destacou uma parte do discurso de Von der Leyen.

"Aqui estão suas palavras, literalmente: 'Muitos de seus parentes morreram quando a bomba atômica arrasou Hiroshima. Eles queriam ouvir essas histórias, olhar para o passado e aprender algo sobre o futuro. A Rússia está ameaçando usar armas nucleares novamente. É nojento, é perigoso e, na sombra [do contexto] de Hiroshima, é imperdoável'."

Zakharova, por sua vez, retrucou, usando palavras da mesma frase final da autoridade europeia para colocar sob questionamento o que Von der Leyen insinuou.

"É nojento e perigoso como Ursula von der Leyen mente", disse.

Em agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram bombas atômicas nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Cerca de 220 mil pessoas morreram diretamente nas explosões das duas bombas, e mais de 200 mil morreram devido à exposição a doses letais de radiação. A grande maioria das vítimas eram civis.
Segundo vários especialistas, do ponto de vista militar, o bombardeio de duas pacíficas cidades japonesas não era explicável, porque a vitória sobre o Japão foi assegurada principalmente pela derrota do Exército de Guangdong, com 1 milhão de homens, pelas tropas soviéticas.
Acredita-se que, ao bombardear cidades pacíficas, os Estados Unidos perseguiram, em primeiro lugar, objetivos políticos: demonstrar o seu poder, considerando as armas atômicas o principal meio de intimidar as pessoas e garantir a superioridade estratégica.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала