- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Argentina enfrenta escassez de gasolina devido à falta de dólares para pagar importações

© Sputnik / Natalya SeliverstovaPosto de gasolina (imagem referencial)
Posto de gasolina (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2023
Nos siga no
A escassez de combustível tem provocado longas filas de carros na Argentina para encher o tanque e o fechamento de postos de gasolina. O cenário atual é resultado das restrições à venda de combustíveis, impostas pelas empresas de petróleo na última segunda-feira por falta de pagamento em dólares.
Para tentar reverter esse quadro, a Secretaria de Energia da Argentina negociou, nesta sexta-feira (27), com as principais operadoras de petróleo do país a importação de dez navios de combustível. "Nas próximas semanas, as faltas serão resolvidas", informou em comunicado a Secretaria.
Além da importação de uma dezena de navios de combustíveis, foi acordado que a capacidade de refino será aumentada nas refinarias que tiverem essa possibilidade. Atualmente, navios petroleiros estão atracados no Rio da Prata à espera de receberem pagamento e entregar o combustível.
Apesar dos recentes aumentos de preços para manter a competitividade em meio a uma crise volátil de câmbio, o fornecimento precário afetou a capital, Buenos Aires, e as cidades de Córdoba e Mar del Plata.
Com inflação em mais de 140% ao ano, o Banco Central do país está com baixa reserva de dólares, e o dólar paralelo bate recordes frequentemente em uma crise financeira que já dura décadas.
Um funcionário levanta a bandeira da Argentina durante a preparação para a cúpula do G20 em Roma, Itália (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2023
Panorama internacional
Inflação de 140% e dívida de R$ 1,4 trilhão: argentinos votam por uma saída para crise econômica
A crise nos postos ocorre às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais argentinas, que será realizado no dia 19 de novembro. Concorrem ao mais alto cargo do Executivo o atual ministro da Economia, Sergio Massa, e o ultraliberal Javier Milei.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала