- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Massacres e destruição': ataques israelenses impedem que Hamas liberte civis, diz representante

© AP Photo / Hatem OmarPalestino ferido é resgatado dos escombros após um ataque com mísseis israelense no território de Rafah, governado pelo Hamas, no sul da Faixa de Gaza, em 27 de dezembro de 2008
Palestino ferido é resgatado dos escombros após um ataque com mísseis israelense no território de Rafah, governado pelo Hamas, no sul da Faixa de Gaza, em 27 de dezembro de 2008 - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2023
Nos siga no
O movimento palestino Hamas está pronto para libertar todos os civis capturados, mas o bombardeio intensivo da Faixa de Gaza impossibilita a retirada dos reféns sem um cessar-fogo de Israel, afirmou à Sputnik Mousa Mohammed Abu Marzook, membro do politburo e chefe do Departamento de Relações Exteriores do Hamas.

"Estamos prontos para libertar os civis, mas dissemos-lhes bastante claramente que as condições no lugar impossibilitam a libertação. Estão acontecendo bombardeios intensos, massacres e destruição. Estamos falando da destruição de 250 mil residências, da morte de mais de sete mil pessoas, de cerca de três mil crianças. Eles bombardeiam tudo, pessoas e infraestrutura, e o movimento é simplesmente impossível, não podemos garantir salvar as vidas dos reféns", disse Abu Marzook.

Segundo ele, o movimento desde o início da escalada indicou relutância em manter civis, mas precisava de "condições adequadas para sua libertação e retorno seguro, e Israel se recusou a responder a esse apelo humanitário e continuou a bombardear até que cerca de 50 desses reféns tivessem morrido".
Na quinta-feira (26), o porta-voz das Brigadas Al-Qassam (a ala militar do movimento Hamas), Abu Ubeida, disse que o movimento estima que cerca de 50 reféns israelenses morreram como resultado do bombardeio israelense da Faixa de Gaza.
O movimento já havia relatado que como resultado dos bombardeios israelenses morreram pelo menos 21 reféns, incluindo quatro estrangeiros.
Em 7 de outubro, o Hamas lançou milhares de foguetes a partir da Faixa de Gaza em um ataque sem precedentes que driblou o sistema de defesa de Israel. Além de atingir várias cidades, o movimento invadiu o país por meio das fronteiras na porção sul. Na sequência, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que o país estava em guerra.
Em resposta, o Exército israelense mobilizou 360 mil reservistas, iniciou ataques aéreos diários e também se prepara para uma ofensiva terrestre. Segundo a Autoridade Nacional Palestina, a operação pode deixar entre dez mil a 15 mil pessoas mortas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала