DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Rede de satélites russos está planejada para ser ampliada 9 vezes até 2036 (VÍDEO)

© Sputnik / Grigory Sysoev / Acessar o banco de imagensVladimir Putin realiza visita a centro de tecnologia especial ao lado de Yuri Borisov (à direita), diretor-geral da Roscosmos
Vladimir Putin realiza visita a centro de tecnologia especial ao lado de Yuri Borisov (à direita), diretor-geral da Roscosmos - Sputnik Brasil, 1920, 26.10.2023
Nos siga no
A corporação espacial russa Roscosmos, após reunião com o presidente russo, Vladimir Putin, auxiliará a produção de satélites em série, com a expectativa de que mais de 2 mil equipamentos orbitem a Terra até 2036.
Anteriormente, o diretor-geral da estatal, Yuri Borisov, afirmou que a constelação de satélites exigida pela Rússia até 2030 deveria ter no mínimo entre mil e 2 mil dispositivos. Para isso, até 2025 é necessário que a empresa produza 250 satélites por ano e, até 2030, um satélite por dia.
Para efeito de comparação, em junho a constelação orbital da Rússia consistia em 225 satélites. "A implementação dessas e de outras medidas permitirá, até 2036, implantar mais de 2 mil naves espaciais de vários tipos, em várias órbitas", afirmou a empresa.
O Pentágono pode em breve ser proibido de usar satélites de clima russos e chineses - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2023
Ciência e sociedade
Roscosmos começa a desenvolver sistema de monitoramento Grifon da Terra de 136 nanossatélites
Também é prioridade, inclusive para a Roscosmos, questões de reestruturação tecnológica, de mudanças nas cadeias de cooperação e de formação de funcionários, bem como de revisão de tecnologias de produção e de fornecimento de componentes.

"Os dados de sensoriamento remoto da Terra, os serviços de comunicação via satélite e acesso à Internet ajudarão no desenvolvimento das indústrias de construção, transporte e agricultura, e as linhas de produção criadas poderão gerar até 2 mil empregos altamente qualificados, cada um dos quais formando oito a nove empregos extras em setores como TI e microeletrônica", enfatizou a empresa.

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que pretende que a Rússia aumente as exportações de produtos e serviços aeroespaciais para os países da parceiros, sobretudo os do BRICS. "Os mercados na Ásia, África e América Latina estão atualmente se desenvolvendo cada vez mais ativamente. Nossos parceiros na CEI, União Econômica da Eurásia, SCO, BRICS e outros mecanismos têm planos socioeconômicos ambiciosos."

"Eles planejam criar novos setores econômicos e expandir o potencial tecnológico. É claro que a Rússia deve apoiar isso e podemos ajudar nesse sentido. Portanto, acredito que devemos desenvolver os produtos e serviços espaciais do nosso país de forma mais ativa saída", disse Putin.

Produção

Na região de Krasnoyarsk, por exemplo, a empresa ISS Reshetnev já começou a produção de transportadores de espaçonaves de transmissão de dados, de modelo Marathon-IoT, como parte do projeto.
A empresa espacial NPO Lavochkin, por sua vez, está desenvolvendo um plano para a produção contínua de pequenos satélites para sensoriamento remoto da Terra. Outras empresas estão responsáveis, ainda, por diversos setores paralelos, desde transferência de tecnologia até produção de novos componentes.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала