DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Corporação espacial russa Roscosmos aponta o principal motivo da queda da sonda lunar Luna-25

© Sputnik / Grigory SysoevLançamento do foguete Soyuz-2.1b com o bloco de aceleração Fregat e a estação automática Luna-25 do cosmódromo Vostochny
Lançamento do foguete Soyuz-2.1b com o bloco de aceleração Fregat e a estação automática Luna-25 do cosmódromo Vostochny - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Nos siga no
A causa mais provável do acidente da estação Luna-25 é que a unidade de medição de velocidade angular não conseguiu determinar corretamente quais comandos executar primeiro e transmitiu sinais nulos para o complexo de controle a bordo, disse o serviço de imprensa da corporação espacial russa Roscosmos a repórteres nesta terça-feira (3).
"A causa mais provável do acidente da Luna-25 foi o funcionamento anormal do sistema de controle de bordo, ligado a uma falha em ligar a unidade do acelerômetro no instrumento da unidade de medição de velocidade angular devido a eventual chegada de comandos em uma matriz de dados com diferentes prioridades de execução pelo instrumento", de acordo com o comunicado.
Observa-se que a distribuição de comandos nesses conjuntos de dados é aleatória, ou seja, de natureza probabilística.
"Com relação a isso, o sistema de controle de bordo recebeu sinais nulos dos acelerômetros do dispositivo da unidade de medição de velocidade angular, não permitindo a emissão de um impulso corretivo para fixar o momento da velocidade necessária e fazer um desligamento oportuno do sistema de propulsão da espaçonave", explicou a agência espacial.
O trabalho da comissão interdepartamental para descobrir os motivos do incidente está sendo finalizado.
"Foram feitas recomendações sobre medidas adicionais para missões lunares subsequentes, a fim de evitar a repetição das situações prováveis mencionadas acima", resumiu a Roscosmos.
A Luna-25, a primeira estação lunar russa em quase 50 anos, foi criada pela Sociedade de Pesquisa e Produção Lavochkin, que faz parte da corporação estatal Roscosmos. Em 11 de agosto, um foguete Soyuz 2.1b com o bloco de aceleração Fregat e a Luna-25 montada nele foi lançado do Cosmódromo russo de Vostochny.
Lançamento do foguete Soyuz 2.1b com o estágio superior Fregat e a estação espacial Luna-25 do cosmódromo Vostochny, Rússia, 11 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.08.2023
Ciência e sociedade
Missão corria bem, mas desligamento atrasado do motor fez a Luna-25 cair na Lua, explica Roscosmos
Poucos minutos depois, o Fregat entrou na órbita da Terra e, uma hora e 20 minutos após a decolagem, direcionou a estação em uma trajetória de voo para a Lua.
Em 19 de agosto, dois dias antes do pouso previsto, aconteceu uma situação anormal a bordo da estação, com a Roscosmos explicando que o incidente não permitiu a transição para a órbita de pré-pouso com os parâmetros especificados. No dia seguinte, a corporação estatal informou que a Luna-25 entrou em uma órbita não calculada, colidiu com a Lua e deixou de existir.
Mais tarde, o diretor-geral da Roscosmos, Yuri Borisov, mencionou que, ao tentar entrar na órbita de pré-pouso, o motor da Luna-25 funcionou por 127 segundos em vez dos planejados 84, fazendo com que a estação espacial colidisse com a Lua.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала