- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após insinuação de Biden, autoridade palestina divulga lista com nomes de 7 mil civis mortos em Gaza

© AFP 2023 / Said KhatibHomem palestino sentado com membros de sua família do lado de fora de um prédio destruído por um ataque aéreo israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 12 de outubro de 2023
Homem palestino sentado com membros de sua família do lado de fora de um prédio destruído por um ataque aéreo israelense em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, em 12 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.10.2023
Nos siga no
Presidente norte-americano chegou a afirmar que não tinha "confiança no número que os palestinos estão divulgando", reforçando ser dever de Israel "caçar" as pessoas corretas.
O presidente dos EUA, Joe Biden, em fala à imprensa e após anunciar um pacote financeiro e bélico em apoio a Israel, disse que não tinha "a menor ideia" se o que as autoridades palestinas declaravam sobre o número de mortos no país "era verdade".

"Tenho certeza de que inocentes foram mortos, e esse é o preço de travar uma guerra", complementou.

Hoje (26), na esteira do que o presidente colocou em pauta, o coordenador de comunicações estratégicas do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, afirmou que o Ministério da Saúde da Palestina era "apenas um disfarce para o grupo radical islâmico Hamas", reforçando a descrença dos números apresentados pelos palestinos.
Hossein Amir-Abdollahian, ministro das Relações Exteriores do Irã - Sputnik Brasil, 1920, 26.10.2023
Panorama internacional
Irã acusa EUA de cumplicidade no 'genocídio' israelense contra Gaza
Em resposta às acusações, a pasta divulgou, também hoje (26), uma lista contendo nomes e informações dos 7 mil cidadãos assassinados por conta dos bombardeios de Israel.
O documento, que conta com mais de 212 páginas, é um relatório completo das agressões sofridas pelos palestinos desde o início do confronto, no dia 7 de outubro.
Contendo gráficos relatando a quantidade de ataques por dia até o momento (26), o ministério explicita em detalhes, ainda, a metodologia de coleta das informações, dizendo que o relatório não inclui categorias como "pessoas desaparecidas sob escombros; aqueles que foram enterrados diretamente, sem serem levados a hospitais; aqueles cujos hospitais não conseguiram concluir os procedimentos de registro".
Senado dos EUA em Washington  - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Panorama internacional
Pacote de ajuda no valor de US$ 106 bi de Biden 'está em apuros' no Senado, diz mídia
"Portanto", afirma o documento, "o número real de mártires é centenas de vezes superior ao número relatado neste relatório".
O registro se divide em categorias. Os mortos são classificados em homens, mulheres, adultos e crianças, e há um gráfico que monitora os números diários de mortes. A lista ainda inclui nome, número de identificação e idade.
O total de mortos, segundo a atualização, atingiu a marca de 7.028, sendo 2.913 crianças e 4.115 adultos. Por sexo, foram 3.129 mulheres e 3.899 homens, e o número de palestinos não identificados bate a casa de 281.

"O Ministério da Saúde publicou os nomes dos mártires do holocausto da ocupação sionista na Faixa de Gaza, expondo-os ao ceticismo do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre o número de vítimas", afirmou o porta-voz da pasta, Ashraf al-Qudra.

"Afirmamos que as portas do Ministério da Saúde estão abertas para que todas as instituições tenham acesso ao sistema de nosso trabalho. Deixemos o mundo saber que por trás de cada número está a história de uma pessoa cujo nome e identidade são conhecidos. Nosso povo não é ninguém que possa ser ignorado", acrescentou o porta-voz.

A autoridade revelou que o os órgãos oficiais decidiram denunciar, com detalhes, todos os nomes justamente porque "a administração americana foi despojada de todos os padrões humanos, morais e valores básicos dos direitos humanos para falar pelo ocupante criminoso [Israel] e questionar descaradamente a validade dos números anunciados".

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала