- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Após barrar chineses, Pirelli fecha parceria milionária com Arábia Saudita para produzir no país

© AFP 2023 / Pedro PardoOs mecânicos da Pirelli preparam os pneus durante a primeira sessão de treinos livres no autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México
Os mecânicos da Pirelli preparam os pneus durante a primeira sessão de treinos livres no autódromo Hermanos Rodriguez, na Cidade do México - Sputnik Brasil, 1920, 26.10.2023
Nos siga no
A italiana Pirelli assinou uma joint venture com Riad para construir uma fábrica de pneus, na qual os sauditas terão 75% de participação, disseram os dois países nesta quinta-feira (26).
O acordo – para um investimento total de US$ 550 milhões (R$ 2,7 bilhões) – fará da Pirelli o primeiro fabricante de pneus de nível um a adquirir produção diretamente na Arábia Saudita, país que está tentando diversificar a sua economia longe do petróleo, segundo a Reuters.
O Fundo de Investimento Público (PIF, na sigla em inglês) saudita, que assinou com a fabricante italiana, deterá uma participação de 75% na nova joint venture, com a Pirelli detendo os 25% restantes e fornecendo suporte técnico e comercial para o desenvolvimento do projeto, segundo a mídia.
A forte parceria entre sauditas e italianos faz um grande contraponto à decisão da Pirelli de cortar chineses de seu quadro de chefia temendo perda da soberania italiana.
Pneus Pirelli - Sputnik Brasil, 1920, 17.06.2023
Panorama internacional
Itália proíbe chinesa Sinochem de poder escolher CEO da Pirelli mesmo grupo sendo maior acionista
Na época, o governo italiano decidiu que a Sinochem não poderia designar o presidente-executivo da Pirelli, apesar de ser seu principal acionista com uma participação de 37%. A decisão fez parte das medidas italianas anunciadas naquele mês para proteger a autonomia da Pirelli e sua administração da China.
Na Arábia Saudita, os italianos fabricarão pneus de alta qualidade para veículos de passageiros, bem como comercializar pneus sob uma nova marca local destinada principalmente ao mercado saudita.
Ao mesmo tempo, o reino está aumentando sua capacidade de produção no setor automóvel e pretende produzir mais de 300.000 carros anualmente até 2030.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала