- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Itália volta a preparar terreno para deixar Nova Rota da Seda da China: 'Resultados insatisfatórios'

© AFP 2023 / Jose JordanO Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália, Antonio Tajani, dá uma conferência de imprensa conjunta com os restantes líderes durante a Cimeira do Grupo Euro-Mediterrânico UE-MED9, em 9 de dezembro de 2022
O Vice-Primeiro Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros de Itália, Antonio Tajani, dá uma conferência de imprensa conjunta com os restantes líderes durante a Cimeira do Grupo Euro-Mediterrânico UE-MED9, em 9 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 02.09.2023
Nos siga no
Segundo especialistas, é altamente improvável que Roma renove o acordo com Pequim. Se o fizer, precisar se retirar formalmente até dezembro. Não saindo, o mesmo será prorrogado por cinco anos automaticamente.
O comércio entre a Itália e a China não melhorou como esperado desde que Roma aderiu à Nova Rota da Seda há quatro anos, disse o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, neste sábado (2).

"A Rota da Seda não trouxe os resultados que esperávamos. Teremos que avaliar, o Parlamento terá que decidir se renova ou não a nossa participação", afirmou o chanceler citado pela Reuters.

Sob o governo anterior, a Itália tornou-se em 2019 a primeira grande nação ocidental a aderir à iniciativa de infraestruturas da China, apesar dos protestos dos Estados Unidos à época.
Tajani disse que partiria esta tarde para uma missão diplomática de três dias em Pequim. A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afrimou que planeja visitar a China em uma de suas próximas viagens ao exterior.
Apesar das visitas de Estado é notória o distanciamento dos italianos da renovação do pacto apesar dos esforços chineses.
No final de julho, o ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, disse que Roma tomou uma decisão "improvisada e atroz" ao ingressar no programa chinês, conforme noticiado.
 Ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, em reunião com o ministro Liu Jianchao - Sputnik Brasil, 1920, 30.06.2023
Panorama internacional
China envia ministro à Itália para tentar manter país na Nova Rota da Seda; EUA pressionam Roma
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала