- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sem 'fãs da OTAN': Trump considera a retirada dos EUA da aliança mais uma vez, relata mídia

© AP Photo / Sue OgrockiDonald Trump, ex-presidente dos EUA, deixa comício eleitoral em Erie, Pensilvânia, EUA, 29 de julho de 2023
Donald Trump, ex-presidente dos EUA, deixa comício eleitoral em Erie, Pensilvânia, EUA, 29 de julho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Nos siga no
Se Donald Trump vencer a eleição presidencial americana no próximo ano, ele considerará novamente as opções para os Estados Unidos deixarem a OTAN, relatou o portal 19FortyFive.
Assim, a publicação relembra que Trump criticou repetidamente os aliados ocidentais por terem gastos insuficientes com defesa e questionou a política da OTAN, segundo a qual atacar um membro da aliança é automaticamente um ataque a todos os outros.
Especificamente, o Artigo 5º esteve muitas vezes no centro da atenção do ex-líder norte-americano.

De acordo com fontes do portal, em meados de 2018, lendo a lista de membros menores da OTAN, Trump ridicularizou a ideia de "iniciar uma terceira guerra mundial" por causa da soberania de alguns desses países, dos quais, segundo ele, a maioria dos americanos nunca tinha ouvido falar antes.

Além disso, quando Donald Trump discutiu o bloco militar com funcionários em conversas privadas, ele afirmou que, no caso de sua reeleição, ele não quer que sua segunda administração seja preenchida com "fãs da OTAN".
No âmbito do conflito ucraniano, o ex-presidente dos EUA manifestou a sua disponibilidade para retirar o país da Aliança Atlântica. Ao mesmo tempo, ele afirmou que isso pode não acontecer se outros aliados da aliança aumentarem os gastos militares e revisarem o Artigo 5º da carta da organização.
Enfatizando, a mídia lembra que, durante sua presidência, Donald Trump expressou repetidamente um mal-entendido sobre o propósito dos acordos de gastos coletivos da OTAN, segundo os quais cada membro do bloco militar é obrigado a gastar pelo menos 2% de seu PIB em defesa.
Em vez disso, Trump chamou a aliança de "sistema de extorsão", em que os aliados forçam os Estados Unidos a pagar diretamente suas obrigações, em vez de ser um requisito geral para os países gastarem de acordo com suas próprias políticas.
Senado dos EUA em Washington  - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Panorama internacional
Pacote de ajuda no valor de US$ 106 bi de Biden 'está em apuros' no Senado, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала