DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Espécie extinta de 'crocodilo' de 250 milhões de anos é revelada (FOTOS)

© iStock.com / wrangelFóssil de lagarto (imagem referencial)
Fóssil de lagarto (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Nos siga no
Pesquisadores descobriram uma espécie desconhecida de um réptil semelhante a um crocodilo que habitou a Terra há 250 milhões de anos.
Conforme a revista Newsweek, a nova espécie pertence a um extinto grupo de animais conhecidos como Proterosuchidae e foi denominada Samsarasuchus pamelae.
Os Proterosuchidae eram predadores, animais quadrupedes caracterizados por membros robustos que eram projetados para os lados do corpo, como nos lagartos modernos.
CC BY 4.0 / Martín D. Ezcurra et al/ Royal Society (imagem editada) / Possível primeira vertebra dorsal do Samsarasuchus pamelae
Possível primeira vertebra dorsal do Samsarasuchus pamelae - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Possível primeira vertebra dorsal do Samsarasuchus pamelae
A espécie é representada pela maior parte das vértebras do pescoço e tronco, embora os pesquisadores também tenham identificado diversos fósseis de crânio, pelve, membros e cóccix que também podem ter pertencido à nova espécie.
Além de se parecerem com os crocodilos, estes répteis, de tamanho intermediário, também viviam de maneira semelhante.
Fósseis do Samsarasuchus pamelae - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Fósseis do Samsarasuchus pamelae
O grupo do qual a espécie faz parte é conhecido como Archosauriformes, e incluía os crocodilos, dinossauros e diversos outros grupos de répteis extintos.
CC BY 4.0 / Gabriel Lio/ Royal Society / Samsarasuchus pamelae (imagem editada)Representação da nova espécie pertence a um extinto grupo de animais conhecidos como Proterosuchidae e foi denominada Samsarasuchus pamelae
Representação da nova espécie pertence a um extinto grupo de animais conhecidos como Proterosuchidae e foi denominada Samsarasuchus pamelae - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Representação da nova espécie pertence a um extinto grupo de animais conhecidos como Proterosuchidae e foi denominada Samsarasuchus pamelae
A equipe de especialistas foi capaz de descrever a nova espécie após um reexame dos espécimes históricos e da coleção de diversos novos fósseis da Formação Panchet no leste da Índia, uma coleção geológica contendo rochas datadas do início do Triássico.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала