DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Fósseis do período Jurássico são encontrados em lago nos EUA (FOTOS)

© Foto / Pixabay / ArtodidactDeserto de Utah, EUA
Deserto de Utah, EUA - Sputnik Brasil, 1920, 14.10.2023
Nos siga no
Os cientistas descobriram um conjunto de fósseis "extremamente raros" no lago Powell, o que, segundo o comunicado do National Park Service (NPS), é uma das descobertas de vertebrados mais importantes nos EUA neste ano.
As descobertas, reveladas nesta semana, incluem crânios e dentes de dezenas de herbívoros de tamanho médio, relacionados a mamíferos chamados tritilodontes, que no passado vagaram pelo vasto deserto da região.

Tritilodontes, animais sociais que se assemelhavam a roedores e viviam juntos em tocas e se alimentavam de caules, folhas e raízes, coexistiam com os dinossauros. Seus restos mortais foram descobertos em todo o mundo, e eles sobreviveram através do período Jurássico até o Cretáceo.

Os ossos estiveram escondidos nas paredes de arenito do reservatório por cerca de 180 milhões de anos, antes de uma descoberta sortuda em março.
"O local havia estado submerso pelos níveis variáveis de água do lago Powell", observa o NPS no comunicado, "e só foi encontrado porque os paleontólogos estavam no lugar certo no momento certo antes do derretimento de neve anual encher o lago".
Como resultado, as equipes de campo só tiveram 120 dias para recuperar os fósseis antes que isso acontecesse.
Os cientistas analisarão as centenas de quilos de rochas contendo fósseis, recuperadas deste local por anos, estudando as peças do quebra-cabeça que poderiam mostrar como alguns animais sobreviveram a condições que causaram a morte de outros.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала