- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Conselho da Federação da Rússia revoga ratificação do tratado de proibição de testes nucleares

© Sputnik / Pavel LvovSubmarino nuclear Generalissimus Suvorov, posto em uso pela Marinha da Rússia em 29 de dezembro de 2022
Submarino nuclear Generalissimus Suvorov, posto em uso pela Marinha da Rússia em 29 de dezembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Nos siga no
Na quarta-feira (25), na sessão do Conselho da Federação da Rússia, os senadores aprovaram por unanimidade a lei que revoga a ratificação do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBT, na sigla em inglês).
O Comitê de Relações Exteriores e o Comitê de Defesa e Segurança do Conselho da Federação tinham apoiado a lei e recomendado a sua aprovação, observa-se no comunicado do comitê.
A lei propõe a revogação do artigo 1º da lei de ratificação do Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares. Esse artigo estabelecia a ratificação do tratado, assinado em nome da Rússia em Nova York em 24 de setembro de 1996.
Ao mesmo tempo, a Rússia recebeu propostas dos Estados Unidos em relação à retomada do diálogo sobre a estabilidade estratégica e controle de armas, que estão sendo estudadas atualmente, afirmou vice-chanceler russo Sergei Ryabkov.

"Nelas não há nada de novo. A sua posição é bem conhecida, simplesmente está reunida e integrada. Estamos estudando tranquilamente e, no momento adequado, vamos responder aos americanos. De que forma, é prematuro dizer", acrescentou.

Segundo Ryabkov, os EUA "propõem organizar sistematicamente um diálogo sobre estabilidade estratégica e controle de armas, mas fazer isso separadamente de tudo o que está acontecendo, não estamos prontos para isso".

"Consideramos que o retorno ao diálogo, da maneira como era antes, sobre a estabilidade estratégica, incluindo o Tratado de Redução de Armas Estratégicas [Novo START] e outros tópicos, é simplesmente impossível sem mudanças na política profundamente hostil dos EUA em relação à Rússia", disse.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou anteriormente que a Rússia pode agir de maneira simétrica, fazer o mesmo que os EUA, e a Duma pode revogar a ratificação do tratado CTBT.
Por sua vez, o porta-voz do presidente, Dmitry Peskov, observou mais tarde que a não ratificação pela Rússia do tratado CTBT não significa que ela pretenda realizar testes nucleares.
O CTBT foi assinado na ONU em 1996. No entanto, vários países, incluindo os Estados Unidos, ainda não o ratificaram em seus Parlamentos, ao contrário da Rússia, que o fez em 2000. Ao mesmo tempo, os países que possuem armas nucleares assumiram compromissos voluntários de não realizar tais testes.
Símbolo de radioatividade na Exposição Nuclear Mundial, França, 26 de julho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2023
Panorama internacional
EUA realizam testes nucleares no mesmo dia que Rússia decide sobre tratado de não proliferação
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала