- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Rússia recorrerá a testes nucleares apenas se EUA os fizerem primeiro', diz diplomata russo na ONU

© Sputnik / Konstantin MikhailchevskyUsina nuclear de Zaporozhie, sob controle de militares russos, na Ucrânia, em 8 de março de 2022
Usina nuclear de Zaporozhie, sob controle de militares russos, na Ucrânia, em 8 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 29.08.2023
Nos siga no
A data do dia 29 de agosto marca o Dia Internacional Contra os Testes Nucleares, e pela primeira vez desde o fim da Guerra Fria, o número de armas atômicas no mundo aumentará em 2023.
A Rússia só recorrerá a testes nucleares se os Estados Unidos o fizerem primeiro, disse Dmitry Glukhov, representante da missão permanente russa na ONU em reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas hoje (29).
Anteriormente, a vice-secretária de Estado dos EUA, Bonnie Jenkins, disse que os Estados Unidos estavam preocupados com as instruções dadas pelo presidente russo, Vladimir Putin, em fevereiro, sobre a preparação para um teste nuclear.
"É particularmente preocupante que os Estados Unidos, o Estado que é o único a usar armas nucleares e também detém a liderança no número de testes nucleares realizados, tenham mantido aberta a questão do retorno aos testes durante vários anos. E por vários anos. Por isso não ratificam o Tratado de Proibição Total de Testes Nucleares [CTBT]", disse Glukhov.
Neste contexto, segundo a autoridade russa, Moscou não reconhece o direito de Washington de fazer quaisquer acusações contra ela.
"Queremos enfatizar que a declaração do presidente da Rússia mencionada sobre a hipotética possibilidade de retomada dos testes nucleares por nosso país, expressa durante sua mensagem à Assembleia Federal da Federação da Rússia, deve ser considerada exclusivamente no contexto de nossa resposta às ações destrutivas dos Estados Unidos. É um sinal preventivo para Washington. Recorreremos a tal medida apenas se os Estados Unidos o fizerem primeiro", disse o diplomata.
Ao contrário dos EUA, a Rússia não só assinou como também ratificou o CTBT.
Falando perante a Assembleia Federal em fevereiro de 2023, Putin disse que a Rússia tem informações de que os Estados Unidos estão pensando na possibilidade de testes em grande escala de suas armas nucleares, inclusive levando em consideração o desenvolvimento de novos tipos de armas nucleares americanas.
O presidente russo Vladimir Putin, à direita, e o ministro da Defesa russo Sergei Shoigu assistem ao exercício estratégico conjunto das Forças Armadas da Rússia e de Belarus Zapad-2021 na região de Nizhny Novgorod, Rússia, 13 de setembro de 2021. - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2023
Panorama internacional
GT: decisão de Putin sobre armas nucleares sinaliza para EUA se manterem fora do conflito na Ucrânia
A este respeito, o líder russo instruiu o Ministério da Defesa russo, Sergei Shoigu, e a Rosatom a garantir a prontidão para testar armas nucleares russas se os testes forem realizados primeiro pelos americanos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала