- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

80º aniversário da libertação da cidade 'porta para Crimeia' Melitopol dos invasores nazistas

© Sputnik / Boris BorovskikhGrande Guerra Pátria (1941-1945). Frente Sul
Grande Guerra Pátria (1941-1945). Frente Sul - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2023
Nos siga no
Hoje (23) faz 80 anos que a cidade de Melitopol, na região de Zaporozhie, foi libertada pelas tropas soviéticas dos invasores nazistas durante Grande Guerra pela Pátria (1941-1945). Essa batalha desempenhou um grande papel no ponto de inflexão fundamental e na transição da iniciativa estratégica para o Exército Vermelho da União Soviética.
Recapturar a cidade dos nazistas exigiu intensos combates urbanos, e a vitória essencialmente forneceu a chave para libertar a parte da Ucrânia do lado da margem direita do rio Dniepre e a Crimeia, afirmou Mikhail Myagkov, o diretor científico da Sociedade Histórica Militar russa, à Sputnik.
A cidade sofreu dois anos de dura ocupação, marcada por toques de recolher, execuções de civis e trabalhos forçados de sua juventude na Alemanha.
Durante a ocupação, 12.000 pessoas foram sequestradas e 14.000 civis foram executados em Melitopol, que tinha uma população de cerca de 75.000 na época.

"Durante dez dias, batalhas ferozes assolaram as ruas da cidade devastada. Foi extremamente desafiador, mas o Exército Vermelho conseguiu, graças em grande parte às unidades de assalto, cuja experiência foi adquirida na Batalha de Stalingrado", disse Myagkov.

Chave para Odessa e Crimeia

Ao explicar as razões para a feroz resistência dos nazistas e seus aliados romenos na cidade, Myagkov destacou que Melitopol foi essencialmente crucial para atravessar o baixo Dniepre e marcaria o início da libertação do setor sul da Ucrânia da margem direita, incluindo de cidades vitais do mar Negro, como Kherson, Nikolaev e Odessa.
Além disso, a libertação de Melitopol efetivamente colocou o Exército Vermelho no caminho para o istmo de Perekop, que liga a península da Crimeia ao continente europeu.
No final de setembro de 1943, as tropas soviéticas da Frente Sul lançaram um ataque a uma linha defensiva bem fortificada do Exército alemão, cobrindo as abordagens para o baixo Dniepre, a linha Wotan, que se estendia por até 150 km de comprimento e 40 km de profundidade.
© Sputnik / Vladimir IvanovQuarta Frente Ucraniana em uma ofensiva perto de Melitopol
Quarta Frente Ucraniana em uma ofensiva perto de Melitopol - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2023
Quarta Frente Ucraniana em uma ofensiva perto de Melitopol
Mas ofensiva da União Soviética foi frustrada por um poderoso sistema de fortificações, resultando em perdas significativas e forçando um reagrupamento.

No entanto, os primeiros contratempos foram prontamente compensados pelo trabalho eficaz de inteligência e artilharia. Durante combates prolongados e manobras táticas em 23 de outubro, a cidade foi libertada dos invasores.

Um total de 69 formações militares participaram na libertação de Melitopol. Como resultado, 87 soldados e oficiais receberam o título de Herói da União Soviética, muitos deles a título póstumo.
A vitória permitiu ao Exército Vermelho libertar o norte da península da Crimeia e bloquear um grande grupo das forças alemãs.
80 anos da Batalha de Kursk: Exército soviético mudou curso da guerra contra Alemanha nazista - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2023
Multimídia
80 anos da Batalha de Kursk: Exército soviético mudou curso da guerra contra Alemanha nazista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала