- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Terror da Alemanha nazista reduziu a população de Smolensk em 5 vezes, segundo arquivos do MD russo

© Sputnik / Mikhail SavinA Segunda Batalha de Smolensk, operação ofensiva estratégica Soviética Suvorov (7 agosto - 2 outubro de 1943). Sapadores desminam margem do rio Dniepre em Smolensk
A Segunda Batalha de Smolensk, operação ofensiva estratégica Soviética Suvorov (7 agosto - 2 outubro de 1943). Sapadores desminam margem do rio Dniepre em Smolensk - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Nos siga no
A população de Smolensk, em resultado do terror dos ocupantes nazistas alemães, se reduziu em cinco vezes, diz um relatório da promotoria militar que foi publicado em uma nova seção multimídia do site do Ministério da Defesa russo.
Nessa seção são publicados materiais sobre as atrocidades dos nazistas, o trabalho heroico dos partisans e as façanhas dos militares soviéticos.

O dia 25 de setembro marca o 80º aniversário da libertação de Smolensk dos nazistas, que foi o resultado da operação ofensiva estratégica de Smolensk, também chamada de Operação Suvorov.

De acordo com relatório de vice-procurador militar, publicado pelo Ministério da Defesa da Rússia, a evacuação da cidade pelos alemães começou um mês antes da libertação.
Em particular, "cinco-seis dias antes das tropas soviéticas entrarem na cidade de Smolensk, os alemães começaram a destruir todas os grandes prédios da cidade com explosões e incêndios, e as casas restantes foram minadas com diversas bombas-relógio".
Ele também observa que a população da cidade foi empurrada para a retaguarda do Exército alemão pela força das armas e sob pena de represálias. As propriedades de empresas e instituições foram saqueadas.

"No momento da entrada do Exército soviético [...] não restaram mais de mil pessoas da população local [...]. A cidade de Smolensk está completamente destruída – nela não há um único edifício sobrevivente e adequado neste momento para habitação e trabalho, incluindo edifícios de igrejas", indica-se no relatório.

© Sputnik / Boris VdovenkoMoradores de povoado destruído na região de Smolensk refugiados em abrigo abandonado após a libertação da área
Moradores de povoado destruído na região de Smolensk refugiados em abrigo abandonado após a libertação da área
 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Moradores de povoado destruído na região de Smolensk refugiados em abrigo abandonado após a libertação da área
O relatório também afirma que, "durante sua estadia em Smolensk, os alemães introduziram um regime terrorista excepcionalmente brutal para os cidadãos soviéticos e os militares prisioneiros de guerra do Exército Vermelho, destinado a exterminar os soviéticos".

"De acordo com os cálculos preliminares mais modestos feitos durante o processo de investigação, abrindo uma série de covas, sepulturas e outros aterros e enterramentos de corpos dos que foram torturados, fuzilados, enforcados, asfixiados, mortos pela fome e tortura, até 10 de outubro de 1943 foi estabelecido um número de vítimas entre 10.000 e 12.000."

Além disso, segundo o vice-procurador militar, a população local começou a retornar a Smolensk após a libertação, e duas semanas depois, até 10 de outubro de 1943, apenas cerca de 30.000 pessoas haviam retornado à cidade.
No total, de acordo com o censo de 1939, a população de Smolensk antes da Segunda Guerra Mundial era de 156.884 habitantes.
80 anos da Batalha de Kursk: Exército soviético mudou curso da guerra contra Alemanha nazista - Sputnik Brasil, 1920, 23.08.2023
Multimídia
80 anos da Batalha de Kursk: Exército soviético mudou curso da guerra contra Alemanha nazista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала