- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Falta de combustível ameaça a vida de 120 bebês em incubadoras na Faixa de Gaza

© AP Photo / Adel HanaMédicos palestinos tratam de bebê prematuro no hospital Al-Aqsa. Faixa de Gaza, 22 de outubro de 2023
Médicos palestinos tratam de bebê prematuro no hospital Al-Aqsa. Faixa de Gaza, 22 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2023
Nos siga no
Segundo o UNICEF, escassez de combustível para gerar energia coloca em risco bebês mantidos em incubadoras que necessitam de apoio crítico.
As vidas de pelo menos 120 recém-nascidos mantidos em incubadoras estão em risco por conta da falta de combustível para gerar eletricidade na Faixa de Gaza. O alerta foi dado neste domingo (22), pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, na sigla em inglês).

"Temos atualmente 120 recém-nascidos que estão em incubadoras, dos quais temos 70 recém-nascidos com ventilação mecânica, e estamos extremamente preocupados", disse o porta-voz do UNICEF, Jonathan Crickx.

O fundo destaca que a falta de energia gerada pela escassez de combustível é um dos maiores temores dos sete centros médicos da Faixa de Gaza especializados no tratamento de bebês prematuros. Os centros são responsáveis por fornecer apoio crítico para ajudar na respiração de bebês prematuros e outras condições críticas como, por exemplo, em casos que os órgãos não estão suficientemente desenvolvidos.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, durante uma coletiva de imprensa após uma reunião com o secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Aboul Gheit, em Moscou, em 9 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2023
Panorama internacional
Lavrov: ataque a hospital em Gaza não poderia ter passado despercebido por Washington
Cortes de eletricidade generalizados são frequentes e a previsão é que o combustível na Faixa de Gaza acabe nos próximos dias. Segundo o UNICEF, alguns hospitais já estão sem combustível para os geradores. Pessoas feridas em bombardeios israelenses e pacientes de rotina que necessitam de procedimentos regulares, como diálise, estão em risco.
A Faixa de Gaza se encontra sob bloqueio israelense, sem acesso a água, alimentos e combustível. No último sábado (21), 20 caminhões de ajuda humanitária entraram no enclave palestino, mas não havia combustível na remessa.
Neste domingo, bombardeios israelenses próximo à passagem de Rafah, localizada no sul da Faixa de Gaza, na fronteira com o Egito, interromperam a entrega de ajuda humanitária.
As Forças de Defesa de Israel (FDI) informaram que estão intensificando os ataques aéreos ao enclave para aumentar a segurança das tropas que serão destacadas para a incursão terrestre, que será a segunda fase da ofensiva israelense.
Também neste domingo, um ataque aéreo israelense contra dois prédios residenciais e uma mesquita no norte da Faixa de Gaza deixou pelo menos 13 mortos.

Israel não vai fornecer ajuda humanitária

Apesar de bombardear a Faixa de Gaza há 16 dias e destruir cidades inteiras do já devastado território, o gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, voltou a repetir que não vai transferir nenhuma ajuda humanitária para a região. Além disso, enfatizou que "impedirá qualquer fornecimento descontrolado [de alimentos, água e medicamentos] de outros países", relata a agência Haaretz.
Desde que a ofensiva israelense em retaliação ao ataque do grupo Hamas teve início, no dia 7 de outubro, 4.385 palestinos já perderam suas vidas, segundo a mais recente atualização divulgada no sábado, pelo Ministério da Saúde de Gaza. Do total, 1.756 eram crianças. No lado israelense, o número de vítimas fatais divulgado pelas autoridades israelenses é de 1,4 mil, a maioria no dia da incursão do Hamas.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала