- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Deputados bolsonaristas divulgam lista de parlamentares supostamente apoiadores do Hamas

© Foto / Mario Agra / Câmara dos DeputadosJulia Zanatta em sessão da Câmara dos Deputados. Brasília (DF), 27 de setembro de 2023
Julia Zanatta em sessão da Câmara dos Deputados. Brasília (DF), 27 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2023
Nos siga no
Lista divulgada não fornece provas ligando os parlamentares citados ao grupo palestino. Um dos listados, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) afirmou que vai protocolar queixa-crime de calúnia e difamação.
Deputados simpatizantes do ex-presidente Jair Bolsonaro usaram as redes sociais para divulgar uma lista de parlamentares da oposição que supostamente seriam apoiadores do Hamas.
Entre os que divulgaram a lista estão os deputados Gustavo Gayer (PL-GO) e Julia Zanatta (PL-SC). Gayer publicou uma lista na qual indicava como apoiadores do Hamas parlamentares dos partidos PT, PSB, PSOL, intelectuais e entidades. Posteriormente, ele apagou a postagem.
Já a deputada Julia Zanatta publicou um vídeo no qual afirma ter se inspirado no senador republicano Mark Rubio, que sugeriu recentemente o cancelamento de vistos americanos de pessoas que supostamente apoiam as ações do Hamas.
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, fala durante reunião do Conselho de Segurança de alto nível sobre a situação na Ucrânia, à margem da 78ª Assembleia Geral da ONU, na sede da ONU na cidade de Nova York, em 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.10.2023
Panorama internacional
Cúpula no Egito: chanceler brasileiro diz que país está pronto para apoiar esforços pela paz
"Estou enviando um ofício à embaixada americana, bem como diretamente para o gabinete desse senador americano, parabenizando pela fala, pelas ações e, também, irei sugerir alguns nomes que têm tomado posicionamentos pró-terroristas", diz a deputada.
Zanatta, no entanto, não fornece provas ligando os parlamentares listados ao grupo palestino. Um dos que teve o nome incluído na lista divulgada por Gayer e Zanatta foi o deputado Ivan Valente (PSOL-SP). Em postagem nas redes sociais, ele afirmou que vai protocolar uma queixa-crime contra Gayer por injúria e difamação.
"Atenção! O deputado Gayer enviou à embaixada dos EUA lista de nomes, pedindo sanções, pois supostamente apoiam o Hamas, entre eles o meu. Vamos ao STF com queixa-crime por injúria e difamação, Ação Civil por danos morais e CoÉtica. O covarde apagou o post, mas pagará pelos seus crimes", escreveu o deputado.
Em outra postagem, Valente afirmou que Gayer e Zanatta cometeram crimes de traição à pátria por difamar brasileiros para país estrangeiro.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала