- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Têm chance de superar a pobreza': especialista explica benefício da Cinturão e Rota para Sul Global

© AP Photo / Odelyn JosephManifestantes carregam itens saqueados durante um protesto contra o aumento dos preços dos combustíveis
Manifestantes carregam itens saqueados durante um protesto contra o aumento dos preços dos combustíveis - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2023
Nos siga no
A Iniciativa Cinturão e Rota dá aos países do Sul Global a chance de superar a pobreza e o atraso, disse a fundadora do Instituto Schiller, Helga Zepp-LaRouche, em entrevista à Sputnik.
Cinturão e Rota é uma iniciativa internacional da China que visa melhorar os canais de comércio e transporte existentes e criar outros. Seu objetivo principal é construir infraestrutura e conectar os países da Eurásia. Nos últimos dez anos, a iniciativa atraiu quase US$ 1 trilhão (R$ 5,05 trilhões) em investimentos e formou mais de 3.000 projetos de cooperação conjunta.

"Está chegando ao fim a era de 600 anos do colonialismo, do comércio de escravos, da exploração e da repressão dos países do Sul Global, que continuou mesmo após sua independência formal através de condições comerciais injustas e regras do Fundo Monetário Internacional [FMI]", observa ela.

Além disso, ela sublinha que esses países têm pela primeira vez a chance de superar a pobreza e o atraso, uma vez que a Iniciativa Cinturão e Rota envolve investimento em infraestrutura básica, que é necessária para o desenvolvimento.
Nota-se também que a China ganhou a confiança de mais de 130 países, que estão cooperando com a Cinturão e Rota, porque há melhorias reais em sua economia e, ao mesmo tempo, "a realidade da construção de um novo paradigma de benefício mútuo nas relações internacionais".
Assim, segundo ela, os seguidores do neoliberalismo veem a Iniciativa Cinturão e Rota como um desafio, porque oferece um desenvolvimento que eles não podem oferecer.
Bandeiras dos países-membros do BRICS durante a 15ª cúpula do BRICS, em Joanesburgo, na África do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2023
Panorama internacional
Sul Global 'está cansado' da hegemonia do Ocidente nos mercados globais, diz especialista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала