- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sul Global 'está cansado' da hegemonia do Ocidente nos mercados globais, diz especialista

© Sputnik / Grigory SysoevBandeiras dos países-membros do BRICS durante a 15ª cúpula do BRICS, em Joanesburgo, na África do Sul
Bandeiras dos países-membros do BRICS durante a 15ª cúpula do BRICS, em Joanesburgo, na África do Sul - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2023
Nos siga no
O Ocidente obviamente está perdendo suas posições no mercado global, sua hegemonia está gradualmente chegando ao fim, enquanto 70% do crescimento da economia mundial já corresponde aos países do chamado Sul Global, disse à Sputnik Vitaly Mankevich, representante da União Russo-Asiática de Industriais e Empresários.

"O Ocidente está claramente perdendo suas posição no mercado mundial, recuando, sua hegemonia está gradualmente chegando ao fim", disse ele.

Ao mesmo tempo, disse, "o crescimento da economia mundial, uma grande cota-parte, 70%, já é produzido não no Ocidente, mas no chamado Sul Global, que inclui países da Ásia, África e América Latina.

"Esses países ao longo das décadas têm se cansado dos gritos constantes de Washington e Bruxelas e estão agindo de forma cada vez mais independente", disse Mankevich.

Ele também observou que a maioria dos países do Sul Global é amigável em relação à Rússia, esclarecendo que só 40 países decretaram sanções contra a Rússia.
"A maioria da comunidade mundial - dois terços da população mundial - ainda mantém boas relações com Moscou. Eles representam todos os continentes. São a China, Índia, Brasil, Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Turquia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos", concluiu o especialista.
Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba, discursa para os líderes presentes na Cúpula do G77+China em Havana, Cuba, 15 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.09.2023
Panorama internacional
Conflito ucraniano forçou o Ocidente a parar de olhar com desdém para o Sul Global, segundo mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала