- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo e oposição venezuelana chegam a acordo sobre data das eleições

© AP Photo / Ariana CubillosO presidente venezuelano, Nicolás Maduro, sorri antes de uma reunião com o presidente da Conmebol
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, sorri antes de uma reunião com o presidente da Conmebol - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2023
Nos siga no
O governo da Venezuela e o movimento da oposição unida Plataforma Unitária Democrática (PUD) concordaram nesta terça-feira (17) em assinar dois acordos sobre direitos políticos e proteção de interesses vitais da nação. Dentre as propostas mais importantes, está o anúncio das eleições para 2024.
"Propõe-se que o processo eleitoral presidencial seja realizado no segundo semestre de 2024, de acordo com o calendário constitucional", diz o acordo assinado pelos delegados dos dois campos.
A reunião, que aconteceu na ilha de Barbados, teve como facilitadora a Noruega e foi acompanhada por países como Brasil, México, Rússia, Colômbia e Holanda.
O acordo parcial sobre a promoção dos direitos políticos e das garantias eleitorais estabelece também um convite a missões técnicas de observação eleitoral, que incluem a União Europeia, o painel de peritos das Nações Unidas, da União Africana, da União Interamericana de Organizações Eleitorais (Uniore, em espanhol) e do Carter Center.
Da mesma forma, as partes estabeleceram o repúdio a "qualquer forma de violência no exercício da política, bem como qualquer tipo de ações que ameacem a soberania, a paz e a integridade territorial da Venezuela". Concordaram também em reconhecer o direito de cada ator político de escolher livremente o seu candidato para as eleições presidenciais.
O tratado foi assinado em nome do governo pelo presidente do Parlamento venezuelano, Jorge Rodríguez, e o ex-prefeito de Caracas, Gerardo Blythe, em nome da oposição. Espera-se que ambos os setores continuem o processo de diálogo e negociação.
Nicolás Maduro, presidente da Venezuela (à esquerda), em encontro com o líder russo, Vladimir Putin, em Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Panorama internacional
Maduro confirma que aliança entre Venezuela e Rússia está no nível mais alto da história
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала