- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil será testemunha de acordo entre Venezuela e oposição e articula com EUA alívio de sanções

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo StuckertCerimônia de chegada do Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, por ocasião de sua visita oficial ao Brasil, 29 de maio de 2023
Cerimônia de chegada do Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, por ocasião de sua visita oficial ao Brasil, 29 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2023
Nos siga no
Itamaraty teve protagonismo para que o encontro entre representantes do governo Maduro e da oposição na Venezuela, que acontecerá hoje (17) em Barbados, acontecesse. O evento será mediado pela Noruega.
Brasília, por meio do ex-ministro Celso Amorim que está em Barbados para a reunião, foi central na negociação: "Vemos como um passo muito importante o estabelecimento de um roteiro daqui até as eleições. Isso deve implicar em garantir observadores internacionais durante o processo eleitoral, liberdade de imprensa, entre outras medidas", disse Amorim segundo o G1.
O assessor para assuntos internacionais de Lula destacou a questão das sanções contra o país vizinho, e comunicou que vem tratando com Washington sobre o assunto.

"E, por outro lado — isso não deve estar no acordo de hoje, mas tem sido tratado pelos Estados Unidos — o levantamento de sanções também é fundamental para a paz social na Venezuela e para toda a região. Vemos, portanto, todo esse processo, que acompanhamos, e para o qual as atitudes do presidente Lula certamente contribuíram de forma muito positiva", afirmou o alto diplomata.

Há a expectativa de que os Estados Unidos suspendam as sanções impostas à Venezuela para a realização de eleições limpas.
De acordo com o jornal The Washington Post, Caracas firmou um tratado com o governo americano em que se compromete a organizar um pleito presidencial competitivo e a permitir que ele seja monitorado por observadores internacionais, relata a Folha de São Paulo. Em troca, a Casa Branca aliviaria as sanções contra a indústria de petróleo do país sul-americano.
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, durante coletiva de imprensa no palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, Venezuela, 30 de novembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2023
Panorama internacional
Venezuela e EUA avançam em conversas para aliviar sanções, diz mídia
O anúncio foi o tema da conversa de ontem (16) entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolás Maduro. Segundo fontes do Planalto, tanto Maduro quanto a oposição estão "auspiciosos" com o processo.
Amorim esteve em Caracas no início do ano, também tratou disso em encontros em Bogotá e em bilaterais com americanos e noruegueses.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала